Gilson Pôrto Jr. & Outros (Orgs.) – Media Effects: Ensaios Sobre Teorias Da Comunicação E Do Jornalismo Vol. I: Teorias Do Agendamento, Priming E Framing
A sociedade vive momentos de busca do entendimento, tanto dos fatos sociais como da reorganização constante do seu tecido e dos papéis de seus atores, e é neste contexto que tratar da comunicação, de suas transversalidades e aplicações é sempre um desafio.
O momento contemporâneo desenrola, a cada dia, novas implicações acerca das angularidades degradantes ou edificantes em impactos diretos e reflexos dos desdobramentos da aplicação das mais diversas teorias da comunicação.
A comunicação, tomada como seara do conhecimento que tangencia a humanidade em todos os seus afazeres, da gestão pública à gestão empresarial, do consumo ao diálogo familiar, das cores às manifestações estabelecidas pelas opções humanas.
Neste sentido, este livro intitulado Media Effects: Ensaios Sobre Teorias Da Comunicação E Do Jornalismo, em seu volume 1, traz trabalhos acadêmicos sobre as teorias do agendamento, do priming e do framing, sobre diferentes olhares e perspectivas.
Media Effects Vol. I traz em seus onze capítulos, um roteiro muito interessante para que pesquisadores e estudiosos da área da comunicação verifiquem as diversas possibilidades de análise da aplicação das teorias da comunicação, desmistificando que seriam teorias de aplicação duvidosa e irreal.
Alguns destes capítulos são frutos de pesquisas, inclusive partes de teses de doutoramento na área da comunicação, enaltecendo ainda mais a qualidade desta
produção.
Por fim, vale ressaltar que os estudos mostram uma vastidão de áreas de convergência com distintas teorias da comunicação, são movimentos sociais, a questão de gênero, a gestão pública, o consumidor, a prática jornalística, sociologia e até o futebol, fazendo a leitura uma atividade prazerosa, contudo crivada de conhecimentos acerca do campo da comunicação.