Gilson Pôrto Jr. & Marco Antônio Baleeiro Alves (Orgs.) – Temas Estratégicos E O Processo De Inovação
Em se tratando de ciência, tecnologia e inovação, o maior desafio do Brasil é elaborar e implementar uma política de longo prazo que permita que o desenvolvimento científico e tecnológico alcance a população e o tão desejado desenvolvimento social e econômico.
Somente assim será possível um impacto efetivo na melhoria das condições de vida da sociedade e o tão sonhado desenvolvimento social.
A ciência e tecnologia tornam-se relevantes para o bem estar da sociedade quando há esforço contínuo da qualificação de recursos humanos, em todos os níveis, no estímulo a projetos de inovação nas atividades científicas e tecnológicas (pesquisa e desenvolvimento) articuladas entre instituições públicas de fomento, centros de excelência em pesquisas e instituições científicas.
No âmbito da gestão, o Estado do Tocantins possui um sistema estruturado, responsável pelas definições e implantação de políticas pública de desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação, respeitando-se as vocações regionais.
Com o objetivo de difundir para acadêmicos, estudiosos, pesquisadores e gestores e, paralelamente contribuir para a evolução do Sistema Brasileiro de Inovação (SBI), os autores de Temas Estratégicos E O Processo De Inovação procuram sensibilizar a sociedade, e principalmente a população do Tocantins, sobre o papel da C&T para o progresso econômico, social e sustentabilidade, com efetivo respeito ao meio ambiente, incluindo gestores públicos e formadores de opinião nos temas aqui tratados.
De modo geral, os capítulos abordam temas estratégicos os quais consideram a inovação como sendo um requisito fundamental para a competitividade local e regional, para pequenas empresas e nos mercados globais, para empresas de maior envergadura que sejam capazes de agregar as competências e os resultados de pesquisa científica em seus projetos, gerando ganhos significativos de produtividade, criando empregos de qualidade e permitindo aumento da renda.
Para o segmento produtivo da indústria Temas Estratégicos E O Processo De Inovação aponta algumas aplicações da produção de ciência e tecnologia produzidas no Tocantins como instrumentos geradores de economia, ao abordar e analisar o panorama que pode fortalecer a indústria.

 

Camisa Digitalizado

Deixe uma resposta