Lutando Na Espanha: Homenagem À Catalunha – A vida e a obra de George Orwell estão indissoluvelmente ligadas à história da Guerra Civil Espanhola. Tendo participado das lutas travadas em Barcelona e lutado no front em 1937, Orwell publicou, dentre outros, seu famoso relato Homage to Catalonia (Homenagem à Catalunha), que no Brasil vem sendo editado com o título Lutando Na Espanha.
Por diversas razões, o livro nunca chegaria a ter uma segunda edição inglesa durante a vida do autor. Porém, antes de morrer, Orwell deixou indicações precisas nesse sentido, alterando alguns aspectos da edição princeps e que produzem uma alteração significativa no estatuto do relato, cuja verosimilhança passa a repousar mais centralmente no testemunho pessoal de um participante dos combates.
Se o livro não teve grande repercussão desde seu lançamento, em 1938, até o falecimento de Orwell, a partir dos anos 50 foi amplamente traduzido e editado mundo afora, o que se justifica, por uma lado, pela fama de Orwell como ficcionista, mas também, por outro, pela importância propriamente historiográfica do texto.
A questão da Guerra Civil Espanhola era tão fundamental para Orwell que, até bem mais tarde, ele não mediria esforços para tentar refletir sobre ela e lutar por uma versão mais verdadeira do que teria ocorrido naquele momento histórico, escrevendo diversos textos combativos, principalmente veiculados na grande imprensa, a respeito da guerra e da Espanha ainda durante muitos anos.
A presente edição, além de apresentar, em nova tradução, Homage to Catalonia a partir da última vontade do autor e Looking back on the Spanish War (Recordando a Guerra Civil Espanhola), também em nova tradução, quer ampliar a percepção que o público brasileiro possa ter de Orwell, da Guerra Civil Espanhola e de seus relatos.
Para isso, foram selecionados outros 25 textos de Orwell in Spain, que possibilitam ao leitor penetrar no intrincado labirinto de questões em torno da guerra e de suas variadas interpretações.

   

 

 

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta