Gabriela Borges & Outros (Edits.) – Televisão: Formas Audiovisuais De Ficção E De Documentário Vol. II
Neste volume o leitor encontrará textos que trazem as reflexões apresentadas e debatidas no segundo seminário Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário, durante o XV Encontro Internacional da SOCINE – Sociedade Brasileira de Cinema e Audiovisual, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em setembro de 2011.
É possível detectar alguns eixos de pesquisa que têm delineado o trabalho do seminário, nestes dois anos, e que se expressam na produção tanto do volume I quanto do volume II.
Destacam-se a criatividade e o experimentalismo no uso do meio, que estão relacionados com questões de autoria e que contribuem para o deslocamento do olhar sobre a televisão enquanto um meio propagador de discursos vazios, além de enfatizar a importância do debate sobre a qualidade em suas diversas facetas.
Outra linha que se afirma neste seminário está relacionada com as adaptações, recriações e transcriações, de acordo com diferentes enquadramentos teóricos, que empreendem um diálogo principalmente com o cinema e as outras artes, como o teatro e a literatura e que também estão relacionados com a autoria.
A serialidade, característica intrínseca da ficção televisiva, não poderia deixar de fazer parte destes estudos, ainda mais se considerarmos a profícua produção televisiva brasileira.
Ainda nesse âmbito, há a tendência contemporânea para as transformações atravessadas pela serialidade ficcional, tanto em relação à transmidialidade quanto às suas relações com a referencialidade e o documental nos seus diversos formatos.
Finalmente, também observamos nos trabalhos as abordagens e os procedimentos diversificados que a televisão tem dado aos discursos sobre o real, na sua relação com a autoria e com a construção narrativa.
Como no primeiro volume, os autores dos textos que compõem este livro adotaram a perspectiva da pesquisa empírica, em especial por meio da análise dos produtos televisuais, sem descuidar de aspectos contextuais, intertextuais e tecnológicos, quando necessário.

Baixe o Vol. I aqui.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta