Gabriel Boff Moreira – A Política Regional Da Venezuela Entre 1999 E 2012

A Política Regional Da Venezuela Entre 1999 E 2012: Petróleo, Integração E Relações Com O Brasil – Os venezuelanos costumam dizer que a Venezuela é um imenso pedaço de terra que cobre um gigantesco barril de petróleo.
A imagem encontra respaldo na realidade. O país concentra as maiores reservas mundiais de petróleo: 302,25 bilhões de barris, que correspondem a 24,8% do total da OPEP.
Foi o primeiro país, nos anos de 1920, a experimentar o rush das companhias estrangeiras ávidas por explorar petróleo. Em fins dos anos de 1930, se tornaria o maior exportador de petróleo do mundo, posição que manteria até 1971, quando a Arábia Saudita assumiu a liderança.
No pós-Segunda Guerra Mundial, o país produzia 14% do petróleo mundial e teve um papel relevante na expansão da economia norte-americana e na reconstrução da Europa.
Mas a imagem não se resume à dimensão visível do petróleo: os navios-tanques que partem diariamente dos portos venezuelanos, a presença ostensiva do símbolo da estatal Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA) em cada cidade venezuelana, por trás da maioria dos projetos estatais, ou a rede de quatorze mil postos de gasolina CITGO espalhados pelos EUA. O petróleo faz parte da alma da Venezuela.
O “ouro negro” moldou e forjou a política, a sociedade, a cultura, a economia do país.O hábito de consumir uísque, a adoção do beisebol como esporte nacional e a multidão de jovens venezuelanos que estudam em universidades norte-americanas ilustram a relação simbiótica com os EUA, resultado da influência decisiva da commodity nas relações bilaterais.
O petróleo foi também responsável pela conformação de um modelo de desenvolvimento rentista, dependente da exportação de uma única commodity, que inseriu na economia elementos conhecidos da teoria da “maldição dos recursos naturais”: pouco incentivo à diversificação produtiva, sobrevalorização da moeda nacional e instabilidade macroeconômica.
Na história venezuelana, os principais acontecimentos políticos também foram influenciados pelo petróleo.

 

Camisa Drummond

Deixe uma resposta