Wagner Em Bayreuth – O encontro entre Wagner e Nietzsche é dos mais significativos na história da cultura alemã. O jovem Nietzsche tinha apenas começado sua carreira como professor e filólogo quando se tornou amigo de Wagner, compositor já conhecido, com quem partilhava a profunda paixão pela música e o fascínio pelo mundo da música e da tragédia grega.
Parte das consequências intelectuais e estéticas do intenso diálogo que se desenvolveu entre eles traduz-se nesse ensaio, Wagner Em Bayreuth, “Quarta consideração extemporânea”, de Nietzsche.
A história da relação – e da tensão – entre Nietzsche e Wagner é das mais conhecidas. Toda a chamada “primeira fase” da obra de Nietzsche foi determinada por essa amizade – o período mais profícuo do ponto de vista estético.
Os leitores brasileiros têm agora disponível a última obra desses escritos de juventude, texto que prenuncia a mudança teórica marcada pela publicação de Humano, demasiado humano. Trata-se da IV Consideração extemporânea, Wagner Em Bayreuth.
Não é fácil situar esse escrito. Em O nascimento da tragédia (1871), o projeto de Richard Wagner era visto por Nietzsche como uma promessa de levar a cabo um ideal ambicionado desde os pré-românticos do movimento Sturm und Drang (entre os quais o jovem Goethe), isto é, a recuperação cultural do espírito grego, tendo a Alemanha como novo berço.
No texto sobre Bayreuth, de 1876, encontramos outro tipo de ideal que, se ainda pode ser lido como o acabamento daquele ímpeto inicial, de modo algum é uma continuação acrítica do livro de 1871 (na verdade, nem O nascimento da tragédia é um livro “100%” wagneriano).
Essa talvez seja a única observação discordante que se possa fazer sobre essa edição, cuja tradução rigorosa é digna de nota: a tradutora, em sua cuidadosa introdução, parece ver na IV Extemporânea apenas uma confirmação da crença juvenil de Nietzsche em Wagner, deixando de lado as pequenas cesuras que se abriam num momento derradeiro de admiração.

Faça uma doação para a Biblioteca Livr’Andante

e ganhe esta camisa ou escolha outros dos

nossos brindes.

Deixe uma resposta