Frederico Lopes (Org.) – Cinema Em Português: IV Jornadas

Cinema Em Português: IV Jornadas – As IV Jornadas Cinema em Português dão continuidade a um projeto desenvolvido pelo Labcom – Laboratório de Comunicação On-Line na linha de investigação dedicada ao cinema e promovem o encontro de estudiosos e investigadores do cinema que é feito em Portugal e no vasto universo de países que partilham a língua portuguesa.
Esta publicação é a versão impressa em papel das comunicações apresentadas durante as IV Jornadas Cinema em Português, realizadas na Covilhã, na Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, de 24 a 28 de Outubro de 2011.
A presente edição contou com dezanove comunicações e ficou marcada pela participação significativa de doutorandos, portugueses e estrangeiros, provenientes de diversas universidades europeias. Tal facto atesta o crescente interesse que o cinema vem merecendo nos estudos universitários e permitenos antever um maior aprofundamento da investigação em torno do cinema português.
As temáticas abordadas nesta edição confirmam o interesse despertado pelos cinemas de Manoel Oliveira, João César Monteiro e Pedro Costa. O Novo Cinema, a Escola Portuguesa ou os fenómenos da receção continuam a fazer parte das temáticas escolhidas sendo novidade, este ano, a abordagem do cinema experimental.
O Presidente da Faculdade de Artes e Letras, Prof. Paulo Serra, fez a abertura dos trabalhos e, como é seu hábito, fez questão de nos apresentar uma comunicação, que aqui publicamos, em que reflete sobre as características mais salientes do programa destas Jornadas.
A realização das Jornadas Cinema em Português foi e continua a ser possível graças à generosa participação de todos quantos aqui apresentam as suas comunicações, sem eles não haverá jornadas, mas também se fica a dever à colaboração e empenho de outras pessoas e várias entidades, entre as quais se destacam a Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior e o seu Laboratório de Comunicação Online – Labcom; o ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual e a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A todos aqui deixamos o nosso reconhecido bem-haja.

 

Camisa Guarda-Chuva

Deixe uma resposta