Franklin De Paula Júnior & Suraya Modaelli – Política De Águas E Educação Ambiental: Processos Dialógicos E Formativos Em Planejamento E Gestão De Recursos Hídricos
O reconhecimento do caráter transversal, estratégico e estruturante da água para as políticas públicas e a governança ambiental global, pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), vai informar a elaboração futura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A água é recurso diretamente afetado tanto pelas alterações do clima como pela destinação dos resíduos sólidos. Um processo acelerado de urbanização, em meio a um cenário de mudanças climáticas e ambientais globais, torna imprescindíveis as ações de difusão de informações e de mobilização social para a prevenção de desastres de origem climática e pede mudança drástica nos padrões de produção e consumo.
Nesse sentido, a promoção de processos continuados e permanentes de educação ambiental, de comunicação e de mobilização social para a gestão de águas constituem iniciativas estratégicas fundamentais para assegurar a promoção do desenvolvimento sustentável.
Temos feito nosso dever de casa. Nossos avanços na agenda socioambiental – como a redução dos gases de efeito estufa, com a queda brutal no processo de desmatamento da Amazônia; a redução da mortalidade infantil; a erradicação da pobreza e a universalização do acesso ao abastecimento de água no meio urbano – permitiram que o Brasil alcançasse as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Ao aprovar nosso planejamento nacional integrado de recursos hídricos, o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), em janeiro de 2006, cumprimos a Meta n° 26 da Cúpula de Johanesburgo (Rio+10).
Chegamos à Rio+20 já tendo concluída a primeira revisão do PNRH. Dentre as prioridades do PNRH para o período 2012-2015, destaca-se aquela que propõe o desenvolvimento de processos formativos continuados para os atores do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e para a sociedade, assim como o planejamento de atividades comunicativas e de difusão de informações sobre a gestão integrada dos recursos hídricos.

 

Camisa Drummond

Deixe uma resposta