Construindo O Construtivismo

Fernando Becker - Construindo O Construtivismo

A temática "Construção do Conhecimento", explorada no fascículo 01, do volume 18, de 1993, retorna, neste fascículo, com produções de ainda maior peso e com colaborações vindas do exterior (França, Espanha, Portugal).

No fascículo intermediário (Nº 2, Vol.18), Educação e Realidade resolveu polemizar a postura construtivista, muito embora com um único texto: "Desconstruindo o Construtivismo Pedagógico·, de Tomaz Tadeu da Silva.

É o momento de responder, com algumas observações, às investidas "desconstrutivistas" aí expostas, pois o autor não se detém a criticar o "construtivismo pedagógico", como promete no título e no início do texto; ao contrário, transborda sua crítica para o construtivismo em geral, buscando desautorizar seus fundamentos, por ataques vários à Psicologia e, até, à Epistemologia.

Em primeiro lugar, julgamos que o mérito do texto consiste em alertar a respeito de um determinado "construtivismo pedagógico". Aliás, já havíamos denunciado em textos, palestras e, até, na prática político-partidária, este construtivismo pedagógico, pois se trata de um construtivismo despolitizado, que se julga tão auto suficiente que dispensa alianças com uma política educacional ou com outras ciências, arvorando-se, ele próprio, em política educacional.

Tudo como se Piaget, na década de 50, quando estudava a questão da aprendizagem das estruturas lógicas, se reunisse com seus colaboradores, para decidir sobre a política educacional do município de Porto Alegre nos anos 1989/1992.

Acontece que Silva toma a interpretação equivocada de construtivismo de alguns como marca negativa do construtivismo em sua totalidade; como se os desmandos de alguns "construtivismos" fizessem parte do 'código genético' inteiro da teoria construtivista.

Em segundo lugar, consideramos que os pressupostos teóricos, a partir dos quais essa crítica é fundada e articulada por Silva, são de uma fragilidade preocupante.

Construindo O Construtivismo (chamado da capa) é a proposta de reflexão crítica que este fascículo de Educação e Realidade traz aos leitores, com uma exuberante variedade de textos que mostram, por eles mesmos, o quanto é vazia de significado a pretensão de ·desconstruir o construtivismo.

 

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Fernando Becker – Construindo O Construtivismo

A temática “Construção do Conhecimento”, explorada no fascículo 01, do volume 18, de 1993, retorna, neste fascículo, com produções de ainda maior peso e com colaborações vindas do exterior (França, Espanha, Portugal).

No fascículo intermediário (Nº 2, Vol.18), Educação e Realidade resolveu polemizar a postura construtivista, muito embora com um único texto: “Desconstruindo o Construtivismo Pedagógico·, de Tomaz Tadeu da Silva.

É o momento de responder, com algumas observações, às investidas “desconstrutivistas” aí expostas, pois o autor não se detém a criticar o “construtivismo pedagógico”, como promete no título e no início do texto; ao contrário, transborda sua crítica para o construtivismo em geral, buscando desautorizar seus fundamentos, por ataques vários à Psicologia e, até, à Epistemologia.

Em primeiro lugar, julgamos que o mérito do texto consiste em alertar a respeito de um determinado “construtivismo pedagógico”. Aliás, já havíamos denunciado em textos, palestras e, até, na prática político-partidária, este construtivismo pedagógico, pois se trata de um construtivismo despolitizado, que se julga tão auto suficiente que dispensa alianças com uma política educacional ou com outras ciências, arvorando-se, ele próprio, em política educacional.

Tudo como se Piaget, na década de 50, quando estudava a questão da aprendizagem das estruturas lógicas, se reunisse com seus colaboradores, para decidir sobre a política educacional do município de Porto Alegre nos anos 1989/1992.

Acontece que Silva toma a interpretação equivocada de construtivismo de alguns como marca negativa do construtivismo em sua totalidade; como se os desmandos de alguns “construtivismos” fizessem parte do ‘código genético’ inteiro da teoria construtivista.

Em segundo lugar, consideramos que os pressupostos teóricos, a partir dos quais essa crítica é fundada e articulada por Silva, são de uma fragilidade preocupante.

Construindo O Construtivismo (chamado da capa) é a proposta de reflexão crítica que este fascículo de Educação e Realidade traz aos leitores, com uma exuberante variedade de textos que mostram, por eles mesmos, o quanto é vazia de significado a pretensão de ·desconstruir o construtivismo.

 

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