Felipe Rocha Lima Santos – Epistemologia E Virtudes Intelectuais: Do Conhecimento Ao Entendimento
Esta obra teve como objetivo central realizar uma análise detalhada da epistemologia das virtudes em sua versão confiabilista como teoria do conhecimento.
Segundo filósofos como Pritchard ou Lackey, essa definição não é suficiente, visto que haveriam casos de conhecimento em que a sorte epistêmica encontra-se presente e casos de conhecimento sem habilidade.
Procuro mostrar que estes argumentos não são bem sucedidos e que a epistemologia das virtudes consegue explicar adequadamente os casos discutidos.
Procuro em seguida aplicar a epistemologia das virtudes no debate sobre a noção de conhecimento-como, analisando mais detalhadamente as noções de habilidades e sucesso e buscando solucionar casos de sorte epistêmica e conhecimento-como através da epistemologia das virtudes.
Além disso, tem se tornado lugar comum na epistemologia contemporânea que uma boa teoria de conhecimento deve ser capaz de solucionar o problema do valor, que aparece pela primeira vez no diálogo Meno, de Platão.
Apesar da epistemologia das virtudes responder adequadamente ao problema do valor como está em Meno, ela não é capaz de solucionar as formulações recentes do problema do valor, em especial, não é capaz de explicar porque conhecimento possui valor final.
Por conta disso, passo a analisar a noção de entendimento sob ótica da epistemologia das virtudes e procuro mostrar que entendimento é um tipo de conhecimento e que por conta disso, também não possui valor final.
Apresento assim uma solução que sugere que conhecimento possui um tipo de valor distinto – um valor pré-condicional e universal – pois conhecimento é pré-condição para a existência de valores.
É importante reconhecer que todos os problemas analisados neste livro são problemas cujas discussões tem ocorrido nos últimos anos de forma intensa e continuam ocorrendo, são debates em aberto no qual não há consenso sobre as melhores soluções apresentadas até então.

 

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