Felipe Crisanto – Estado, Mercado E Tributação: Normas Tributárias Indutoras E Seus Reflexos Socioeconômicos Sobre O Subsetor Da Construção Civil De Edificações Residenciais
Poucos setores econômicos têm o condão de influenciar tão profundamente o crescimento de uma nação quanto o setor da construção civil.
A sua longa e capilar cadeia produtiva tem uma grande capacidade de agregar valor e com isso fazer girar parcela importante do mercado.
Nos últimos anos o Brasil viveu um bom período de expansão em sua economia e um dos motores dessa expansão foi justamente os programas sociais do Governo Federal no sentido de fomentar esse setor.
Os impactos sociais e econômicos positivos desse processo são claros e indiscutíveis. Dentro desse contexto, move-se uma gama infindável de agentes econômicos, desde materiais básicos e mais baratos a produtos tecnológicos de ponta passando pelo Sistema Financeiro Nacional.
Nesse livro, atento a tudo isso, Felipe Crisanto, oferta aos operadores do Direito e de áreas afins como Contabilidade, Administração e Economia um vasto estudo sobre a temática.
Questões importantes desse contexto como as desonerações tributárias, a não cumulatividade do PIS e da Cofins, o tratamento específico do IPI para o setor são pontos amplamente tratados à luz da doutrina especializada no assunto e os dados empíricos colhidos.
A isso se some a vasta experiência do autor no campo tributário como advogado tributarista que é, Presidente da Comissão de Estudos Tributários da OAB/PB e professor do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET-PB.
Ainda que lentamente, estamos saindo de uma dolorosa recessão econômica que abalou profundamente as finanças públicas do nosso país. Os sinais de inflexão desse processo são claros: juros em queda livre, inflação baixa e retomada da confiança do investidor.
Ajustes nas finanças públicas ainda serão necessárias, mas em pouco tempo o trem voltará a correr nos trilhos e o campo da construção civil voltará ao seu brilho. Nessa ótica, para aqueles que, de alguma forma trabalham no setor, a leitura dessa obra é fundamental.

 

Camisa Casa De Livros

Deixe uma resposta