Emília Falcão Pires & Outros (Orgs.) – Arquitetura, Urbanismo E Paisagismo: Contexto Contemporâneo E Desafios
O livro, Arquitetura, Urbanismo E Paisagismo, que temos a honra de organizar é o terceiro produzido pelo Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (DAUP) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, campus de Bauru.
O objetivo básico dessas publicações tem sido a divulgação da vasta produção científica gerada por projetos de pesquisa em sua forma mais clássica e também por projetos de extensão que façam parte, resultem ou gerem pesquisa.
Há quatro anos, os docentes do DAUP tem feito grande esforço para reunir parte da sua produção científica, bem como de colaboradores externos, por meio de convites a pesquisadores relevantes da área.
Esta edição também cumpre a regra, contando com trabalhos de colegas professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAC, e também como de convidados.
Uma novidade desta edição é a submissão dos artigos à avaliação de especialistas da área antes da publicação, exigência que certamente contribuirá para melhoria da qualidade dos textos publicados, bem como para correção de eventuais problemas nos mesmos.
Para tanto, a Comissão Editorial estruturou um Conselho Consultivo com nomes de relevância científica e atuação nas áreas temáticas pertinentes: projeto do edifício, urbanismo e paisagismo, planejamento urbano da paisagem, história da arquitetura e do urbanismo, patrimônio cultural, tecnologia do ambiente construído e ensino da arquitetura e do urbanismo.
Da mesma forma que nos livros anteriores, continuamos com uma política editorial ampla abrigando artigos de temáticas variadas, porém, dentro do campo da arquitetura do urbanismo e do paisagismo, vistos de forma expandida, abrangendo desde o ensino à preservação do patrimônio, da teoria e história à sustentabilidade, e daí por diante.
Nesta edição, os artigos que abordam planejamento urbano e sustentabilidade estão os produzidos pelo convidado Marcelo Tadeu Mancini juntamente com Antônio Nélson Rodrigues da Silva, da Escola de Engenharia de São Carlos.
O texto denominado Planejamento urbano baseado em cenários de mobilidade sustentável, tem como propósito principal indicar adaptações da estrutura urbana visando incentivar as viagens por modos sustentáveis.

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta