Eliamar Godoi & Outras (Orgs.) – Língua Brasileira De Sinais (LIBRAS): A Formação Continuada De Professores
Este livro é resultado do trabalho de um grupo de profissionais que pesquisam o universo do Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na perspectiva da Educação Bilíngue.
O enfoque é no ensino de Libras como segunda língua para ouvintes e na formação continuada de professores para atuação na educação do surdo na perspectiva inclusiva de educação. Os estudos envolvem tanto a formação continuada na modalidade presencial quanto a distância.
Esses profissionais são membros do Grupo de Pesquisas em Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distância e Tecnologias – GPELEDT, criado em 2014, visando a produção de conhecimentos envolvendo e articulando estudos sobre quatro grandes áreas: Libras e Linguagem; Tradução e Interpretação da Língua de Sinais Brasileira; Educação Especial e Processos Inclusivos; Educação a Distância e Tecnologias.
O processo de inclusão de alunos surdos na educação tem alcançado destaque nas últimas décadas, distanciando-se dos discursos e práticas educacionais de reabilitação, em que imperavam o preconceito e a normalização.
Atualmente, podemos falar que avanços significativos ocorreram no campo de pesquisas e produção de materiais para a inclusão do surdo na sociedade e na escola.
No entanto, apesar da crescente democratização do processo de inclusão, a maioria dos professores ainda possui pouco ou nenhum conhecimento e formação pedagógica para lidar com as diferentes necessidades de ensino e aprendizagem em contextos inclusivos.
A inclusão de alunos surdos nas escolas regulares tem repercutido em uma série de desafios socioeducacionais, dentre os quais podemos destacar: adaptação do espaço físico da escola, ausência de materiais didáticos, metodologias de ensino e a formação inicial e continuada dos professores.
Convém ressaltar que não basta apenas que esses profissionais aprendam Libras, é preciso que aprendam em seus cursos de formação a desenvolver uma prática de ensino e aprendizagem que considere as necessidades dos aprendizes surdos.

 

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