Climatologia Escolar

Diego Corrêa Maia (Org.) - Climatologia Escolar

A previsão do tempo é uma busca incessante que realizamos a todo momento, visando nos adaptar ante ações atmosféricas que se apresentam; no entanto, essas informações são geralmente veiculadas em nível estadual no qual o jornal está vinculado ou para o município que está localizado à afiliada de TV de uma emissora

, ou seja, as notícias são generalizadas e não funcionais para os discentes, situados na escala local ou topo-climática, nas quais as características atmosféricas desses territórios variam no tempo-espaço, invalidando na prática os prognósticos emitidos pela mídia.

Nesse contexto, a geografia escolar tem como eixo norteador os conteúdos físico-naturais, no qual o tema clima e a previsão do tempo são abordados em sua plenitude no Ensino Fundamental II.

Climatologia Escolar apresenta uma pesquisa voltada para a transmissão e apropriação de noções básicas do tema clima e a previsão do tempo, tendo como universo de pesquisa a escola.

Nosso foco voltar-se-á para a formação de professores de geografia do Ensino Fundamental II, com o intuito de desenvolver, avaliar e aplicar atividades didáticas, utilizando diferentes dispositivos didáticos, tais como o “galinho do tempo” e uma estação meteorológica.

A intervenção terá como meta principal promover a relação dialógica entre a sociedade e a natureza, empregando a pesquisa-ação como norteador metodológico.

Partimos do pressuposto de que saber pensar o espaço, não constitui atividade exclusiva dos geógrafos-educadores, mas uma aptidão sine qua non para qualquer cidadão do mundo contemporâneo.

De acordo com Boaventura de Sousa Santos, todos os conceitos dos quais se lançam mão para representar e apresentar a realidade estão inseridos em um contexto espacial, físico e simbólico.

Assim, vislumbramos a aquisição das noções básicas ligados às temáticas físico-naturais, tendo como norteadoras linguagens relevantes para a formação e capacitação de docentes, dado o seu caráter interdisciplinar e educativo capaz de oferecer subsídios para compreender, pensar e atuar no espaço geográfico.

 

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A previsão do tempo é uma busca incessante que realizamos a todo momento, visando nos adaptar ante ações atmosféricas que se apresentam; no entanto, essas informações são geralmente veiculadas em nível estadual no qual o jornal está vinculado ou para o município que está localizado à afiliada de TV de uma emissora, ou seja, as notícias são generalizadas e não funcionais para os discentes, situados na escala local ou topo-climática, nas quais as características atmosféricas desses territórios variam no tempo-espaço, invalidando na prática os prognósticos emitidos pela mídia.

Nesse contexto, a geografia escolar tem como eixo norteador os conteúdos físico-naturais, no qual o tema clima e a previsão do tempo são abordados em sua plenitude no Ensino Fundamental II.

Climatologia Escolar apresenta uma pesquisa voltada para a transmissão e apropriação de noções básicas do tema clima e a previsão do tempo, tendo como universo de pesquisa a escola.

Nosso foco voltar-se-á para a formação de professores de geografia do Ensino Fundamental II, com o intuito de desenvolver, avaliar e aplicar atividades didáticas, utilizando diferentes dispositivos didáticos, tais como o “galinho do tempo” e uma estação meteorológica.

A intervenção terá como meta principal promover a relação dialógica entre a sociedade e a natureza, empregando a pesquisa-ação como norteador metodológico.

Partimos do pressuposto de que saber pensar o espaço, não constitui atividade exclusiva dos geógrafos-educadores, mas uma aptidão sine qua non para qualquer cidadão do mundo contemporâneo.

De acordo com Boaventura de Sousa Santos, todos os conceitos dos quais se lançam mão para representar e apresentar a realidade estão inseridos em um contexto espacial, físico e simbólico.

Assim, vislumbramos a aquisição das noções básicas ligados às temáticas físico-naturais, tendo como norteadoras linguagens relevantes para a formação e capacitação de docentes, dado o seu caráter interdisciplinar e educativo capaz de oferecer subsídios para compreender, pensar e atuar no espaço geográfico.

 

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