Denise Pires Fincato & Sérgio Augusto Da Costa Gillet – Pesquisa Jurídica Sem Mistérios: Do Projeto De Pesquisa À Banca
Este livro estuda a metodologia da pesquisa de uma forma didática e realista, dando noções importantes no tocante à escolha do tema, delimitação do objeto, realização da pesquisa etc.
Pesquisa Jurídica Sem Mistérios é importante tanto para os acadêmicos, que têm a missão de realizar trabalhos de conclusão de curso, quanto para aqueles que pretendam realizar pesquisas em sede de cursos de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.
Pesquisa Jurídica Sem Mistérios surgiu da experiência docente na disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica, voltada tanto à graduação quanto aos cursos de pós-graduação (especializações, MBAs, Mestrados e Doutorados).
Observa-se, enquanto professor, que os conteúdos ali abordados são pré-concebidos pelos discentes como extremamente complexos, enfadonhos, distantes do mundo jurídico.
Com o passar do tempo (e dos encontros letivos), os estudantes vão experimentando novas relações com os conteúdos metodológicos e, a partir daí, não raro, indagam: “- Mas é só isso!?”.
Pois essas reações impulsionaram a escrita destes textos, onde se pretende primeiramente abordar o projeto de pesquisa para a monografia jurídica, sobretudo desmistificando-o e, para além disso, demonstrando ser o mesmo importante ferramenta nos períodos de investigação e escrita que redundarão numa bela, oportuna e consistente produção jurídica.
Passo seguinte, passa-se à monografia jurídica em si: seus diversos tipos, elementos e normas. Por derradeiro, notas sobre a banca avaliadora de monografias jurídicas. É importante compreender que o jurista, além de desempenhar papéis próprios de profissões jurídicas tradicionais, está rotineiramente desafiado pela investigação jurídica, seja para fins acadêmico-monográficos ou não.
Por isso, o projeto de pesquisa não pode ser estudado e concebido apenas como “aquilo que os estudantes têm de fazer” (sentido de imposição, e não de utilidade) como pré-requisito para aprovação em alguma disciplina, admissão em algum curso ou liberação para a escrita e finalização de uma monografia.
A pesquisa (e seu projeto) deve ser vista como uma ferramenta para o próprio labor jurídico.

 

Camisa Coração

Deixe uma resposta