Débora Soares Karpowicz – Ciganos: História, Identidade E Cultura

Débora Soares Karpowicz – Ciganos: História, Identidade E Cultura
A presente obra é fruto da Dissertação de Mestrado, pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em História da PUCRS, defendida em março de 2011 com o título “O Olhar De Si E O Olhar Dos Outros: Um Itinerário Através Das Tradições E Da Identidade Cigana”. Versa sobre a história, a identidade, as representações, as tradições e a cultura dos ciganos.
O principal objetivo do trabalho consiste em analisar em que medida a longa tradição cultural cigana e sua condição de povo nômade, ágrafo e excluído social e politicamente de várias formas, em vários continentes, há vários séculos, se preserva na vida cotidiana de quatro grupos de ciganos que vivem em localidades diferentes do Rio Grande do Sul (Brasil), no início do século XXI.
Para isso, alguns questionamentos foram suscitados: qual a origem dos ciganos? Ao longo dos séculos, como foram vistos e representados no Brasil? Tais representações correspondem a sua identidade e tradições? Em que base se fundamenta a identidade cigana? Como os porto-alegrenses veem os ciganos e como os ciganos veem os porto-alegrenses? Existiriam motivos para a sua não integração na sociedade e cultura brasileira?
Somente através de um estudo multidisplinar foi possível responder a tais questionamentos. Utilizou-se de revisões bibliográficas, de fontes primárias, do relato oral, bem como de observação do tipo participante, feitas com famílias de residência fixa e/ou nômades – durante o período da pesquisa – em Porto Alegre e na região metropolitana.
Recorreu-se, ainda, à aplicação e análise de instrumentos capazes de analisar quantitativa e qualitativamente as questões propostas.
Diante do exposto, pretende-se demonstrar que a trajetória histórica dos grupos ciganos está imantada de representações e estas contribuem, até hoje, para a permanência e a reprodução de estereótipos sobre esta etnia.

Débora Soares Karpowicz é Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em História (PUCRS – 2011). Graduada em História (PUCRS – 2009). Desenvolveu pesquisa de doutoramento relacionada à História da Penitenciária Feminina Madre Pelletier de Porto Alegre (RS-Brasil) e no mestrado sobre a história dos ciganos.
Atua, principalmente, nas seguintes linhas de investigação: História do Brasil, História do Rio Grande do Sul, História das Ideias, História das Instituições, Etnicidade, Identidade, História dos Ciganos. Atualmente é professora do Centro Universitário Uniasselvi e da Rede Marista de Ensino, atuando como professora de História e assessora de área em Ciências Humanas.

 

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta