Cristina Yumie Aoki Inoue & Marcelo M. Valença (Orgs.) – Relações Internacionais Na Sala De Aula: Ensino E Aprendizado Ativo E Outras Estórias
A área de Relações Internacionais ainda caminha a passos lentos nessa dimensão.
Mesmo que haja estudos e experiências pontuais espalhadas pelo Brasil e, talvez, uma maior consistência em locais como os Estados Unidos e Inglaterra, ainda temos um longo caminho a percorrer.
Não temos uma tradição em capacitar nossos docentes para as salas de aula. O tripé ensino-pesquisa-extensão é bambo e frágil, pois o ensino é visto como uma parte menor e, muitas vezes, incômoda da rotina do pesquisador.
Mesmo os organismos de fomento minimizam essa parte de nossas tarefas, pois não consideram o ensino como parte dos critérios de avaliação para bolsas, fomentos e premiações.
Não há uma dedicação à arte do ensino como existe para métodos de pesquisa, desenvolvimento de novas teorias ou abordagens. Ensinar se torna uma parte automática das atividades acadêmicas.
Desse modo, as perguntas que não querem calar são: como valorizar o papel do professor? Como alguém que é treinado para pesquisar pode adquirir gosto pelo ensino? É possível sair da monotonia das aulas expositivas para uma estrutura mais participativa, que envolva alunos e professores?
Este livro aborda essas questões e apresenta iniciativas e esforços, nacionais e estrangeiros, para mudar nossas salas de aula.
Através de experiências individuais de aprendizado ativo, diferentes professores e pesquisadores do campo das Relações Internacionais procuram aqui apresentar essa dimensão da vida acadêmica: a sala de aula.
Uma dimensão mais envolvente que procura trazer o aluno para o processo de aprendizado e criar pensadores críticos.
Apesar dessa caminhada lenta, mencionada anteriormente, percebemos com certo prazer que o cenário está em processo de mudança.
As duas principais associações acadêmicas brasileiras de Ciência Política e Relações Internacionais já focam suas atenções para o campo. Alunos e colegas “compraram” a discussão e se engajam na reflexão e esforços iniciados neste livro.

 

Camisa Livros Voadores

Deixe uma resposta