Coleção Revoluções Do Século XX
Esta coleção, organizada por Emilia Viotti da Costa, traça um painel amplo das revoluções do século XX. Escritas por autores de posições políticas diversas, as obras tem como objetivo tornar mais conhecidos do grande público aqueles movimentos revolucionários que eclodiram em todo mundo e moldaram a face política de nossa época.
O século XIX foi o século das revoluções liberais; o XX, o das revoluções socialistas. Que nos reservará o século XXI? Há quem diga que a era das revoluções está encerrada, que o mito da Revolução que governou a vida dos homens desde o século XVIII já não serve como guia no presente.
Até mesmo entre pessoas de esquerda, que têm sido através do tempo os defensores das ideias revolucionárias, ouve-se dizer que os movimentos sociais vieram substituir as revoluções. Diante do monopólio da violência pelos governos e do custo crescente dos armamentos bélicos, parece a muitos ser quase impossível repetir os feitos da era das barricadas.
Por toda parte, no entanto, de Seattle a Porto Alegre ou Mumbai, há sinais de que hoje, como no passado, há jovens que não estão dispostos a aceitar o mundo tal como se configura em nossos dias.
Mas quaisquer que sejam as formas de lutas escolhidas é preciso conhecer as experiências revolucionárias do passado. Como se tem dito e repetido, quem não aprende dos erros do passado está fadado a repeti-los.
Existe, contudo, entre as gerações mais jovens, uma profunda ignorância desses acontecimentos tão fundamentais para a compreensão do passado e a construção do futuro.
Foi com essa ideia em mente que a Editora UNESP decidiu publicar esta Coleção Revoluções Do Século XX. Esperamos que os livros venham a servir de leitura complementar aos estudantes da escola média, universitários e ao público em geral.

Analucia Danilevicz Pereira – A Revolução Sul-Africana

Carlos Alberto Sampaio Barbosa – A Revolução Mexicana

Claudio De Farias Augusto – A Revolução Portuguesa

Daniel Aarão Reis – As Revoluções Russas E O Socialismo Soviético

Everaldo De Oliveira Andrade – A Revolução Boliviana

Gilberto Maringoni – A Revolução Venezuelana

Isabel Maria Loureiro – A Revolução Alemã

Luiz Fernando Ayerbe – A Revolução Cubana

Paulo G. Fagundes Visentini – A Revolução Coreana

Paulo G. Fagundes Visentini – As Revoluções Africanas

Mustafa Yasbek – A Revolução Argelina

Osvaldo Coggiola – A Revolução Iraniana

Peter Winn – A Revolução Chilena

Wladimir Pomar – A Revolução Chinesa

 

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta