No inverno de 1996, por ocasião da morte de Georges Duby, Jacques Le Goff, em depoimento ao jornal Le Monde, expressou com emoção o “choque pela perda vertiginosa” daquele que foi “o maior medievalista da segunda metade do século XX”. Emblema mesmo da historiografia francesa destas últimas cinco décadas, Georges Duby, admirador de Michelet e discípulo fiel de Bloch e de Febvre, personificou como nenhum outro historiador o movimento de renovação metodológica que passou a definir o “fazer História” na França desde a criação dos Annales.
A História foi para Georges Duby a própria vida, uma fonte inesgotável de prazer e, por isso, não podia ser resumida na interpretação fria dos documentos, escrita com estudada erudição ou imobilizada em sistemas teóricos obcecados por verdades absolutas. Para Georges Duby, a documentação possuía vida. O pergaminho oferecia ao historiador a oportunidade de penetrar em um “lugar reservado e secreto”, de cujo “silêncio exalava o perfume de vidas há muito desaparecidas”.
No lugar de um discurso pesado de erudição, ele transformou a História em uma obra de arte, cujo estilo aperfeiçoou ao longo de sua vida, imprimindo qualidade à língua e fazendo uso de uma rara capacidade de sedução. Convertendo a escrita da História no lugar possível de expressão de sua independência, ousou escrever para o grande público esclarecido, não hesitando em manifestar seu prazer em poder “escapar” do “pequeno mundo universitário”

A Europa na Idade Media

A Idade Média na França: De Hugo Capeto a Joana D’Arck

A Sociedade Cavaleiresca

Año 1000, Año 2000 La Huella de Nuestros Miedos

As Damas do Seculo XII

As Tres Ordens Ou o Imaginario Do Feudalismo

Atlas Histórico Mundial

El Año Mil

El caballero, la mujer y el cura

Guerreros Y Campesinos

Guillermo, El Mariscal

Hombres y estructuras de la Edad Media

Leonor de Aquitania – Maria Magdalena

Mujeres del siglo XII

O tempo das catedrais

Georges Duby & Philippe Ariès – História da Vida Privada 1 – Do Império Romano ao Ano Mil

Georges Duby & Philippe Ariès – História da Vida Privada 2 – Da Europa Feudal a Renascença

Georges Duby & Philippe Ariès – História da Vida Privada 3 – Da Renascença ao Século das Luzes

Georges Duby & Michelle Perrot – Historia de Las Mujeres

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta