Eric Hobsbawm foi um dos mais brilhantes historiadores do século 20 e influenciou gerações de estudantes e intelectuais que se interessam pela história contemporânea. Nasceu na cidade de Alexandria, no Egito, em 1917 e mudou-se para Londres em 1933 com sua família.
Estudou no King’s College de Londres, tornou-se professor e deu aulas na Universidade de Birbeck, instituição onde chegou a ser reitor.
Conhecido como um pensador marxista, foi uma figura até certo ponto controversa, que nunca suas convicções, mas que igualmente não permitiu que suas ideias políticas estreitassem de alguma forma sua visão de grande historiador. Eric Hobsbawmfoi também um autor importante e o didatismo e a clareza de seus trabalhos granjearam grande número de leitores, que sempre reconheceram a relevância de sua obra, principalmente como fonte instigadora da capacidade de enxergar o mundo contemporâneo em suas distintas nuances.
Dos livros que Eric Hobsbawm publicou, a série de quatro volumes em que analisa a história da Europa desde a Revolução Francesa até a queda do regime soviético em 1991 transformou-se num trabalho definitivo para quem deseja estudar a história contemporânea.
A tetralogia se inicia com o título “A Era das Revoluções”, em que examina o período de 1789 a 1848 e revela os traços das sociedades forjadas pelas revoluções. Prossegue com “A Era do Capital”, que abrange os anos de 1848 a 1875 e discorre sobre o triunfo do capitalismo. Dá sequência com “A Era dos Impérios”, uma análise sobre os anos de 1875 a 1914 que, na essência, definiram o século 19 e encerra com “A Era dos Extremos”, sobre os acontecimentos do período pós-revolução russa de 1917 até 1991 com o fim do regime soviético.

Livros de Eric Hobsbawm:

Livros de Eric Hobsbawm em espanhol:

 

Camisa Mosaico

 

Deixe uma resposta