Cleide Calgaro & Outros (Org.) – Poder De Polícia, Desenvolvimento Sustentável E Socioambientalismo

O livro traz textos voltados a temas relacionados com o poder de polícia, o desenvolvimento sustentável e as questões socioambientais e filosóficas.

Cleide Calgaro & Outros (Org.) – Poder De Polícia, Desenvolvimento Sustentável E Socioambientalismo

O que pode haver em comum entre segurança pública, meio ambiente e sócioambientalismo? O que poderia relacionar estes assuntos com a discussão sobre a cidadania?

Os autores dos trabalhos de pesquisa aqui contidos lograram êxito em demonstrar que estes temas são indissociáveis de uma agenda minimamente preocupada com as ações mais habituais no cenário da vida pública, ou seja, onde há vida pública há discussões e conflitos, que de uma forma ou de outra traduzem-se em uma disputa não apenas por território, mas também das dinâmicas sociais que aí se desenvolvem.

A finalidade da presente obra consiste em apresentar um consistente debate à comunidade científica com estudos, ensaios teóricos, debates conceituais sobre à temática voltada a temas relacionados com o poder de polícia, o desenvolvimento sustentável e as questões socioambientais e filosóficas.

Os capítulos possuem vínculo direto com os projetos de pesquisa “Ética socioambiental e o constitucionalismo latino americano para construção de uma democracia socioecológica na sociedade consumocentrista” que estão sendo desenvolvidos junto ao Grupo de Pesquisa Metamorfose Jurídica, vinculado ao Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O livro não apresenta somente resultados de pesquisas, vez que nem todas se encontram concluídas, porém um proeminente intuito de conectar prática social e teoria.

O grupo de pesquisadores sentiu a necessidade de juntar, numa obra, opiniões e entendimentos de investigadores de distintas instituições sobre a temática, possibilitando assim a ampliação das discussões tanto na área do Direito, da Ciências Sociais e da Filosofia, sendo que o livro articula autores de diversas Universidades do Brasil e do exterior.

Destaca-se que a contribuição da presente obra significa um momento em que o conhecimento é socializado, permitindo o debate e a apresentação de possíveis soluções às problemáticas suscitadas.

Do mesmo modo, espera-se que, com a presente obra, se possa outorgar aos leitores material crítico sobre o enfoque adotado, capaz de construir novos caminhos e avultar novas soluções para as problemáticas apresentadas à sociedade democrática brasileira.


Deixe uma resposta