Claudio Simon Hutz & Outros (Orgs.) – Psicodiagnóstico
Este é o segundo livro da coleção Avaliação Psicológica, que surgiu do interesse e da necessidade de produzir uma versão atualizada do importante livro de Jurema Alcides Cunha: Psicodiagnóstico. Essa ideia nos acompanha há alguns anos, pois o desenvolvimento da área vem sendo significativo, tornando clara a necessidade de uma obra bem mais complexa que aquela.
Iniciamos a coleção por Psicometria, obra que traz a base da avaliação psicológica. Lançamos agora Psicodiagnóstico, que será uma contribuição substancial para estudantes e profissionais. A seguir, publicaremos Avaliação da inteligência e da personalidade. E planejamos outras obras mais.
Essa é a continuidade de um caminho que iniciamos com a professora Jurema e que, no futuro, será percorrido por nossos alunos e colegas. Assim, antes de apresentar o livro, destacamos o papel da professora para a área e nossa formação.
Comecei a trabalhar com ela na década de 1970, enveredando, então, na área da avaliação psicológica. Tive, ainda, o privilégio de recebê-la como pesquisadora convidada no Laboratório de Mensuração do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no final de sua carreira.
Nesse laboratório, foi produzida a última edição de seu Psicodiagnóstico. Os demais organizadores deste livro foram também influenciados pela professora Jurema, sobretudo a Dra. Clarissa Trentini, sua aluna e colaboradora direta.
Nosso livro Psicodiagnóstico, no entanto, é diferente do livro dela. Foca especificamente no psicodiagnóstico. Inicia pelo processo psicodiagnóstico, com vários capítulos que analisam, descrevem e apresentam seu histórico e sua conceituação, diferentes modelos, conhecimentos teóricos e técnicos para sua realização, bem como questões éticas que podem surgir no processo. O papel da entrevista é discutido em vários capítulos, permitindo o entendimento mais claro do que é uma entrevista psicológica no psicodiagnóstico e quais os objetivos das entrevistas de anamnese e lúdica. Outros tópicos tratados envolvem o exame do estado mental, as implicações da psicofarmacologia no psicodiagnóstico, o genograma, a questão da integração dos dados coletados e a devolução de informações.

 

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