Charles Melman – Como Alguém Se Torna Paranóico

Como Alguém Se Torna Paranóico – O que é a paranóia? Como é que se cura uma paranóia? Questões que Charles Melman aborda de uma forma eminentemente atual, tocando em pontos que se referem aos nossos dias ao nosso cotidiano e no que torna nossas amizades tão difíceis.
Por que o paranóico se sente sempre ameaçado em seu estatuto? O que é a psicose social?
Partindo de sua experiência, tanto no seu trabalho hospitalar como na sua clínica em consultório, Melman interroga nossas vulnerabilidades e nossa relação com o saber e a ciência, desde as novas tecnologias até os protocolos no campo da saúde.
Do amor não correspondido ao sentimento de exclusão social, o que são as fronteiras que representam limites paranoiogênicos? O que supomos estar para além do muro? Qual a relação da mulher com a paranóia?
Ao abrir a discussão com o público, o psicanalista se depara com interrogações que o leitor poderá compartilhar com o auditório que seguiu o seminário. De maneira instigante, suave, mas não menos rigorosa, Melman nos conduz por assuntos de extrema complexidade, desde o cotidiano da clínica com a paranóia até o lugar do fundador na distinção entre povo e nação.
O termo “paranóia”, apesar de já se encontrar entre os gregos, foi estabelecido como entidade clínica específica na nosografia psiquiátrica alemã do final do século XIX por Kraepelin, que distinguia três grupos de psicose: a loucura maníaco-depressiva, a demência precoce ou esquizofrenia e a paranóia. Esta se organiza como um sistema delirante constante e inabalável, que mantém intactas as faculdades intelectuais, a vontade e a ação.
Freud decididamente abordou a psicose a ·partir da paranóia, caracterizando-a pelo delírio de perseguição sistematizado e interpretativo, ao qual se juntam os delírios de ciúmes, de erotomania e de grandeza. Lacan retoma o conceito freudiano de paranóia e propõe que seu mecanismo psíquico determinante é a forclusão do Nome-do-Pai, sendo que o delírio é a tentativa de suprir a carência da metáfora paterna.

Camisa Digitalizado

Deixe uma resposta