plasticosesi

O termo plástico é originário do grego plastikos que significa capaz de ser moldado. O setor industrial da transformação do material plástico teve início no século XIX com resinas vegetais, mas teve seus principais desenvolvimentos após 1910 quando a resina fenólica, a primeira totalmente sintética, teve êxito comercial. As necessidades de substituição de outros materiais e inovações tecnológicas dos materiais, processos e maquinarias impulsionaram a evolução dessa indústria que produz materiais para inúmeros usos com polímeros derivados do petróleo.
A década de 1930 tornou-se o período de desenvolvimento comercial dos plásticos modernos como o policloreto de vinila, poliestireno e polimetilmetacrilato. Durante o período da Segunda Guerra Mundial, houve crescimento na utilização de objetos fabricados com material plástico em função da escassez de suprimento de borracha natural e, após esse período, a produção do setor foi focada na fabricação de utensílios domésticos.
Nos anos 1950, foram desenvolvidos o polipropileno e o polietileno de alta densidade, resultando no crescimento significativo na comercialização do plástico. No final dos anos 1970, com o surgimento do polietileno de baixa densidade, ocorreu redução nos custos da matéria-prima, levando os componentes plásticos a concorrer diretamente com madeira, metal e vidro. A utilização de aditivos para conferir propriedades aos materiais a fim de atender necessidades específicas incrementou ainda mais a demanda por plásticos.

pdf

Deixe uma resposta