C. Barry Cox & Peter D. Moore – Biogeografia: Uma Abordagem Ecológica E Evolucionária

Biogeografia é um livro singular por englobar as três áreas da pesquisa biogeográfica: a biogeografia continental, a insular e a marinha.

C. Barry Cox & Peter D. Moore – Biogeografia: Uma Abordagem Ecológica E Evolucionária

Biogeografia é um livro singular por englobar as três áreas da pesquisa biogeográfica: a biogeografia continental, a insular e a marinha.

Com mais de 40 anos de publicação, Biogeografia reúne um sólido conteúdo em biologia básica e biogeografia histórica, incrementado com dados das pesquisas mais recentes na área.

A linguagem é clara e didática, o que faz desse livro a referência obrigatória para estudantes de graduação e profissionais das áreas de Geografia, Ecologia, Ciências Naturais e áreas afins.

Esta nova edição é a primeira a ter um capítulo sobre a história da biogeografia, que possui um papel importante no ensino da matéria. Isto é muito sedutor para os estudantes acreditarem que o que eles aprenderam é simplesmente a mais pura verdade.

A História não apenas nos mostra como o assunto tem sido desenvolvido – novas teorias sendo testadas e, finalmente, modificadas ou rejeitadas – mas também, em consequência, nos conta como a ciência que estudamos hoje não é uma bela estrutura semicristalina da verdade e da beleza.

Em vez disso, é como a descrição de uma praia que em breve será modificada, talvez por uma pequena alteração na maré ou nos ventos, mas talvez mais fundamentalmente por uma tempestade ou mesmo um pequeno terremoto.

Esse novo capítulo começa com uma seção que tenta tomar os estudantes cientes de que a ciência não é uma atividade humana isolada conduzida por robôs desprovidos de paixão.

Ao contrário, os cientistas que desenvolveram os trabalhos e as ideias aqui apresentados são, assim como o resto da humanidade, sujeitos a erros, preconceitos e rivalidades e limitados pelas premissas e restrições da ciência e da sociedade.

Neste livro, ainda tentamos avaliar teorias conflitantes, fornecendo um julgamento razoável sobre quais são preferíveis.

Se o estudante pretende se tornar um cientista, ou trabalhar em outras áreas da nossa sociedade, aqui estão importantes lições que devem ser aprendidas e aplicadas quando ler documentos científicos, reportagens de jornais e outros meios de comunicação.

Faça uma doação e ajude-nos a manter este projeto.

Deixe uma resposta