Reforma E Crise Política No Brasil desponta como importante tentativa de interpretação da era petista sob uma orientação marxista.
Reforma E Crise Política No Brasil desponta como importante tentativa de interpretação da era petista sob uma orientação marxista.

Armando Boito Jr. – Reforma E Crise Política No Brasil: Os Conflitos De Classe Nos Governos Do PT

Reforma E Crise Política No Brasil desponta como importante tentativa de interpretação da era petista sob uma orientação marxista. A obra reúne suas produções recentes, mas pode ser entendida como uma obra coletiva: escrito no âmbito de um projeto de pesquisa coordenado pelo autor, vários colegas seus são coautores de capítulos e outros tantos colaboraram de alguma forma em sua elaboração.

A dimensão política do livro também é inegável: a compilação envolve artigos publicados anteriormente em revistas e espaços políticos, além de um apêndice cujo conteúdo é uma comunicação interna no âmbito da organização Consulta Popular.

Para entender a crise política que redundou no impeachment de Dilma Rousseff é necessário tomar em consideração uma dimensão da vida social cuja importância é ignorada ou descurada na maioria das análises disponíveis.

As facetas mais visíveis da crise – como a polarização política na eleição presidencial de 2014, a disputa ideológica do neodesenvolvimentismo com o neoliberalismo, as grandes mobilizações de rua pró e contra o governo Dilma, a Operação Lava-Jato e outros embates que marcaram ou que ainda marcam a cena política nacional – devem ser explicadas recorrendo não só aos valores e à organização desses movimentos e instituições, mas, sobretudo, aos conflitos distributivos de classe que atravessaram e atravessam a sociedade brasileira.

O exame multifacetado desses conflitos e de suas complexas relações com os embates que agitam a cena política nacional talvez seja a principal contribuição de Reforma E Crise Política No Brasil.

Armando Boito Jr. é professor titular de Ciência Política da Unicamp, editor da revista Crítica Marxista e autor de vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. A pesquisa que originou este livro resultou de um projeto temático coordenado pelo autor e patrocinado pela Fundaçao de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Faça uma doação e ajude-nos a manter este projeto.

2 thoughts on “Armando Boito Jr. – Reforma E Crise Política No Brasil

Deixe uma resposta