Anna Thércia José Carvalho De Amorim – O Fechamento Das Escolas Do Campo Em Assentamentos Rurais

Este livro, de Anna Thércia De Amorim, retrata sobre a educação do campo, mais precisamente sobre a educação nos assentamentos rurais.

Anna Thércia José Carvalho De Amorim – O Fechamento Das Escolas Do Campo Em Assentamentos Rurais: Reflexões A Partir Do Caso Da Escola Princesa Isabel, Riachinho/TO

Por muito tempo os povos do campo tiveram seus direitos negados sem nenhum tipo de reivindicação. Atualmente esses direitos ainda continuam sendo negados, mas sob uma parcela grande de cobrança por parte dos camponeses. Este livro retrata sobre a educação do campo, mais precisamente sobre a educação nos assentamentos rurais.

O objetivo desta obra é compreender as razões que levaram ao fechamento da escola Princesa Isabel, do assentamento PA (Projeto de Assentamento) Colorado.

Para traçar essa pesquisa desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, na qual entrevistamos os assentados, um ex-professor da referida escola e o líder do assentamento (presidente da associação), como também, foi realizado um estudo teórico sobre o tema para melhor analisar os dados obtidos na pesquisa.

Ao analisar os dados ficou perceptível como essas pessoas estão insatisfeitas com a realidade educacional atual de seus filhos e como são leigas em relação aos direitos que lhes cabem. Conclui-se que, mesmo passivas de lutas, o que mais as amordaçam é a falta de conhecimento e instrução e não a falta de vontade de lutar.

Este trabalho está estruturado em três seções. Na seção 01, intitulado A Educação Como Conquista De Luta Social, será discutido como surgiu à educação do campo e quais foram às razões que levaram os camponeses a buscarem uma educação diferenciada.

Apresenta ainda a importância dessa educação para os camponeses e a contradição entre o proposto e o vivido na educação do campo.

Na seção 02, intitulado Escolhas Metodológicas, apresentamos a abordagem de pesquisa utilizada neste trabalho, bem como a caracterização do espaço pesquisado: o assentamento PA Colorado.

Explicamos ainda o processo de escolha dos entrevistados, apresentamos os perfis dos mesmos e, para finalizar este capítulo, descrevemos o passo a passo do processo para realização da análise dos dados.

Na seção 03, intitulado A Importância, A Diferença E O Fechamento Da Escola Princesa Isabel, apresentamos os dados coletados, divididos em três partes.

A primeira parte aborda a importância da escola no assentamento, onde trazem questões como ônibus escolar e maior participação da família na vida escolar dos filhos.

A segunda trata da diferença da escola do campo e da escola urbana, sendo a diferença mais visível, o ensino multisseriado.

Na terceira parte, por fim, são discutidas as razões do fechamento da escola. Tudo a partir das falas dos entrevistados.

Faça uma doação e ajude-nos a manter este projeto.

Deixe uma resposta