Andrea Maila Voss Kominek & Ana Crhistina Vanali (Orgs.) – Roteiros Temáticos Da Diáspora: Caminhos Para O Enfrentamento Ao Racismo No Brasil
Roteiros Temáticos Da Diáspora é uma viagem por um mosaico multifacetado; uma viagem por vozes com timbres e tons diversos; uma viagem por estradas intelectuais distintas, uma viagem por áreas do conhecimento, uma viagem por estilos; uma viagem para “marinheiras e marinheiros de primeira viagem” e “almirantes com vasta experiência” nos mares do racismo; uma viagem que pode começar em qualquer capítulo; uma viagem política; uma viagem acadêmica; uma viagem cuidadosa; um viagem importante para quem pretende carimbar o passaporte nos caminhos antirracistas e em favor de uma sociedade que não tema enfrentar um dos seus maiores monstros, quiçá, o maior.
Roteiros Temáticos Da Diáspora é um livro que nos convida somente a ter coragem e lucidez para um roteiro tão importante e que diz muito do que somos.
Em termos formais, Roteiros Temáticos Da Diáspora é uma valiosa contribuição para combatermos a história única; se trata de um conjunto de roteiros relevantes e consistentes para construirmos o caminho em favor da implementação da Lei 10.639/03 que modificou o Artigo 26 A da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), instituindo a obrigatoriedade de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as disciplinas, níveis e modalidades de ensino da Educação Básica e nos cursos de licenciatura de Ensino Superior.
Roteiros Temáticos Da Diáspora é um livro que faz jus ao caráter relacional do debate, isto é, as relações étnico-raciais são de responsabilidade de todos os grupamentos raciais. Este debate não diz respeito somente à população negra e aos povos indígenas. A população branca não pode se esquivar de problematizar os privilégios da branquitude.
Roteiros Temáticos Da Diáspora não deixa esse aspecto de lado. Afinal, preconizar práticas educativas e um debate público qualificado antirracista nunca foi uma questão exclusiva da população negra no Brasil. Mas, se trata de um problema de toda população brasileira.

 

Camisa “E Viva A Diferença!”

Deixe uma resposta