Anderson Patrick Rodrigues (Org.) – Educação Física Na Escola Básica: Debates Contemporâneos – Pensar a Educação Física enquanto disciplina escolar, no atual momento histórico e político pelo qual passa a Educação no Brasil, é um desafio para professores, alunos, pais e sociedade em geral.
O que pretendo com a coleção ‘Educação Física Escolar’, é, justamente, apresentar temas específicos do cotidiano curricular da disciplina, em formato ebook, totalmente gratuito, de fácil socialização, buscando, assim, tornar a Educação Física Escolar um debate aberto, acessível e totalmente público.
A proposta de estabelecer tal debate a um grande público talvez possa encontrar dificuldade ocasionada pela imagem histórica e caricatural da Educação Física como mero momento de brincar ou jogar bola ou, ainda, na de seus(as) professores(as) como profissionais incapazes de pensar em algo diferente de brincadeiras em torno de uma bola.
Em geral, as pessoas não sabem ou não pensam a Educação Física como ciência, como o Campo de conhecimento tão complexo e abrangente que é.
Ou apenas acreditam que tal reflexão não lhes diz respeito, já que, para elas, na prática, a Educação Física não interferiria nas atividades cotidianas que não dependem exclusivamente da força corporal, como as relações interpessoais na família, no trabalho, na escola e na sociedade como um todo. Mas será que, realmente, ela não interfere?
Portanto, esta coleção não é direcionada apenas para professores e alunos de Licenciatura em Educação Física, mas para o público em geral, ou seja, para qualquer pessoa curiosa ou preocupada com questões que permeiam a Educação Física e seu ensino em diferentes situações no chão da escola.
Sim, é para qualquer pessoa interessada em pensar, aprender, desconstruir, construir ou reconstruir suas concepções sobre questões pertinentes ao currículo estrutural da Educação Física direcionadas ao ensino de crianças e adolescentes em idade escolar.
Não se trata de uma coleção interessada em repetir o que se vem repetindo por aí, também não queremos fazer denúncias, mas sim o anúncio de novas pesquisas no campo da Educação Física Escolar. Logo, queremos apontar diferentes horizontes, novas perspectivas, outras formas de pensar o saber-fazer para esta disciplina.

 

Camisa Coração

 

Deixe uma resposta