Cultura Contemporânea, Identidades E Sociabilidades

Cultura Contemporânea, Identidades E Sociabilidades reúne a reflexão acerca das identidades na cultura contemporânea, realizada por pesquisadores que participaram do seminário Cultura contemporânea, corpo e novas tecnologias: diálogos em torno das identidades.


O objetivo geral das reflexões aqui apresentadas é tomar as inovações tecnológicas e seus impactos na vida cotidiana - particularmente na renovação e reinvenção de formas de sociabilidade e de construção de identidades - como uma chave privilegiada para o adentramento em meandros da cultura contemporânea.
O corpo, suporte da cultura e território de construção de identidades, ao incorporar os recursos tecnológicos disponibilizados pelo mercado estético, como próteses, implantes, intervenções e tratamentos à base de laser, tem seu estatuto modificado e as fronteiras entre natureza e cultura passam a ser revistas em novos parâmetros, impondo novos desafios à reflexão socio-antropológica.
Cultura Contemporânea, Identidades E Sociabilidades busca contribuir para este debate, somar um pequena centelha ao enorme esforço que se faz necessário no sentido de repensarmos as clássicas dicotomias conceituais que vêm marcando a reflexão das ciências humanas e se demonstrando cada vez mais abaladas em seu alcance explicativo, frente às aceleradas transformações vivenciadas na vida social nesta modernidade do início do século XXI.
Neste sentido, o texto de Edson Farias discute o tema da cultura popular de massa, relacionando-o aos processos de modernização e aos fenômenos produzidos pela espetacularização da cultura e das tradições locais. Para tanto, vincula economia, políticas públicas, processos de afirmação identitária e resgate da cidadania, na construção de um quadro de relações que procura elucidar as formas como pequenas comunidades se inserem no ciclo capitalista de mercantilização da cultura e das especificidades regionais, assim como as tradições e símbolos ganham a dimensão de marcas publicitárias.
Por meio de alguns exemplos retirados de diferentes universos empíricos, Edson discute processos culturais contemporâneos, destacando a questão da construção de identidades regionais que ainda mantém um vínculo com tradições e heranças culturais, bem como apontando a relação entre estruturação da subjetividade e dinheiro, como elemento cognitivo e mediador.

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O corpo, suporte da cultura e território de construção de identidades, ao incorporar os recursos tecnológicos disponibilizados pelo mercado estético, como próteses, implantes, intervenções e tratamentos à base de laser, tem seu estatuto modificado e as fronteiras entre natureza e cultura passam a ser revistas em novos parâmetros, impondo novos desafios à reflexão socio-antropológica.
Cultura Contemporânea, Identidades E Sociabilidades busca contribuir para este debate, somar um pequena centelha ao enorme esforço que se faz necessário no sentido de repensarmos as clássicas dicotomias conceituais que vêm marcando a reflexão das ciências humanas e se demonstrando cada vez mais abaladas em seu alcance explicativo, frente às aceleradas transformações vivenciadas na vida social nesta modernidade do início do século XXI.
Neste sentido, o texto de Edson Farias discute o tema da cultura popular de massa, relacionando-o aos processos de modernização e aos fenômenos produzidos pela espetacularização da cultura e das tradições locais. Para tanto, vincula economia, políticas públicas, processos de afirmação identitária e resgate da cidadania, na construção de um quadro de relações que procura elucidar as formas como pequenas comunidades se inserem no ciclo capitalista de mercantilização da cultura e das especificidades regionais, assim como as tradições e símbolos ganham a dimensão de marcas publicitárias.
Por meio de alguns exemplos retirados de diferentes universos empíricos, Edson discute processos culturais contemporâneos, destacando a questão da construção de identidades regionais que ainda mantém um vínculo com tradições e heranças culturais, bem como apontando a relação entre estruturação da subjetividade e dinheiro, como elemento cognitivo e mediador.

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