O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS está comemorando, em 2014, quarenta anos de existência. Trata-se de uma data muito especial também para mim, pois acompanho, há 25 anos, a história desse Programa: em 1989, ingressei no mestrado em Filosofia, defendendo a dissertação em 1993, orientado pelo Prof. Dr. Urbano Zilles, primeiro Coordenador do PPG. De 1994 a 1998, recomendado por professores do Programa, realizei o Doutorado em Filosofia na Universidade de Kassel (Alemanha), sob a orientação do Prof. Dr. Hans-Georg Flickinger, que lecionava, à época, em ambas Universidades (PUCRS e Kassel). Desde 1998, faço parte do Corpo Docente desse PPG, tendo-o coordenado durante quatro anos (de 2000 a 2003).
São quatro décadas marcadas por um grande empenho dos Coordenadores (do primeiro até o atual, Prof. Dr. Agemir Bavaresco), dos professores, dos estudantes e dos funcionários. Sem a colaboração de todas essas pessoas, não se estaria celebrando data tão significativa. Quer-se, neste momento, festejar tanto o passado desse programa, como também o presente: ao completar quatro decênios, situa-se entre os Programas de Pós-Graduação de Excelência na área de Filosofia, no Brasil, tendo obtido, nas últimas duas avaliações da CAPES, a nota 6, o que lhe possibilitou a inclusão no Programa de Excelência CAPES (PROEX).
Trata-se, sem dúvida, de um Programa que revela excelência nas atividades de ensino, de pesquisa, nos eventos, nas publicações etc. Por exemplo, no que diz respeito à produção bibliográfica do Programa, façam-se apenas duas menções especiais: à Revista Veritas (que, em 2015, completará 60 anos!), classificada como A2 no Qualis (CAPES) e à Série Filosofia que, de 1993 a 2014, ostenta mais de 200 títulos.
Além disso, o PPG em Filosofia caracteriza-se tanto pela intensa inserção nacional – tendo formado um grande número de mestres e doutores que atuam em Universidades de todo o Brasil –, como também por ter um caráter internacional muito destacado. É notório o esforço de oferecer aos pós-graduandos atividades de nível elevado, propiciando-lhes o contato com destacados professores, tanto brasileiros como estrangeiros.

Deixe uma resposta