Festschrift Direito & Justiça é uma homenagem ao caríssimo Thadeu Weber, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), pelo seu sexagésimo aniversário.
A escolha do título não foi aleatória, mas estrategicamente tencionada a captar o espírito da pesquisa e da docência do homenageado que de modo cuidadoso e percuciente tem se debruçado com excelência acerca de temas da Filosofia do Direito (Rechtsphilosophie), especialmente, aqueles concernentes ao contratualismo moderno de Hobbes, Locke, Rousseau e Kant, passando pelos estudos significativos acerca de Hegel, culminando com as investigações sobre as teorias da justiça contemporâneas mormente as de Rawls e Dworkin. Tais atividades são exercidas tanto no Programa de Pós-Graduação em Filosofia quanto no Programa de Pós-Graduação em Direito, onde é professor do corpo permanente, e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, onde é professor colaborador.
Trata-se de um Festschrift perpassado por uma abrangência teórica e por uma seriedade científica constatáveis quando se observa a lista de autores e de suas contribuições: são docentes das áreas da Filosofia e do Direito de diversas universidades brasileiras, com experiências de estudos em instituições de renome no exterior, atuantes em graduações e pós-graduações stricto sensu, em sua maioria com longos anos de docência e pesquisa.
Neste livro o leitor terá acesso a artigos resultantes de pesquisas de excelência na filosofia jurídica sobre pontos diversos concernentes ao direito e à justiça, tanto em seu viés de justificação normativa quanto em seu viés mais aplicado.
O professor Thadeu Weber é professor titular na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde exerce a docência e a pesquisa desde 1981.
Atua no curso de Filosofia e nos Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) de Direito e de Filosofia. Concluiu doutorado em Filosofia em 1992 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a tese Hegel: Liberdade, Estado e História. Conta com uma vasta publicação de artigos, capítulos de livros e livros, destacando-se, dentre eles, os livros “Hegel: Liberdade, Estado e História” (Vozes, 1993); “Ética e Filosofia Política: Hegel e o formalismo kantiano” (EDIPUCRS 1999/1ª ed. e 2009/2ª ed.); “Ética e Filosofia do Direito: autonomia e dignidade da pessoa humana” (Vozes, 2013).
Concentra, atualmente, suas pesquisas na área de Teorias da Justiça.

Deixe uma resposta