Filosofia social & políticas públicas é uma coletânea organizada com o objetivo de refletir-se sobre a relação entre teoria e prática política no horizonte da dinâmica teórico-política contemporânea. Ela mantém uma íntima imbricação, portanto, entre teoria e prática, na medida em que percebe a inevitável vinculação com a Realpolitik como a riqueza e o desafio das próprias teorias filosóficosociológicas.
Filosofia social & políticas públicas foi guiada não apenas com a convicção dessa relação fecunda, mas tentando o movimento recíproco de teorização da prática política cotidiana e de politização das próprias abordagens ao nível das teorias. O resultado disso são reflexões muito instigantes sobre diferentes campos de abordagem da Realpolitik, marcadas pela tentativa de se compreender filosófico-sociologicamente a dinâmica do presente de nossas sociedades democráticas atuais.
Ora, mas qual o ponto nodal – ou pelo menos um ou outro aspecto dele – que poderia ser pensado nesta relação entre filosofia social e políticas públicas?
Certamente este ponto nodal da referida relação diz respeito ao fato de que os autores que contribuem com este volume percebem, em primeiro lugar, a centralidade da política e das lutas políticas no que tange à definição dos processos de socialização e de subjetivação, à organização das instituições públicas e à hegemonia de forças políticas e de projetos que se vinculam mais ou menos ao tipo de sociedade democrática, inclusiva e igualitária que efetivamente se almeja no dia-a-dia da vida cotidiana. Ou seja, é por meio da política e da afirmação de lutas políticas emancipatória – e somente desse modo – que se pode enfrentar os desafios socioculturais e o conservadorismo ainda reinantes em nossas sociedades democráticas, mormente nas sociedades latino-americanas atuais, oferecendo-lhes respectivamente soluções democráticas e forças teórico-políticas alternativas. Isso já nos dá uma primeira ideia de porque a política e as lutas políticas são absolutamente centrais para a efetivação da democracia em todos os âmbitos da sociedade.

Deixe uma resposta