A. S. Neill – Liberdade Sem Medo (Summerhill)

Liberdade Sem Medo (Summerhill) talvez seja a escola menos comum deste mundo. Trata-se de um lugar onde as crianças não são obrigadas a ir às aulas — podem deixar de assistir às lições durante anos, se assim o quiserem.

Contudo, e bastante estranhamente, os meninos e meninas dessa escola Aprendem! E, na verdade, o fato de serem privados das lições chega a ser considerado um castigo severo.

Summerhill há quase quarenta anos vem sendo dirigida por A. S. Neill. É a maior experimentação do mundo na outorga de lúcido amor, e aprovação, à criança. É o lugar onde um homem corajoso, apoiado por corajosos, teve a fortaleza de aplicar realmente — e sem reservas — os princípios da liberdade e da não repressão.

A escola movimenta-se sob um verdadeiro governo de crianças, onde os “patrões” são elas próprias. Apesar da crença comum de que tal atmosfera criaria uma quadrilha de moleques incontroláveis, os visitantes de Summerhill ficam impressionados com a disciplina imposta a si próprios pelos alunos, com sua alegria, e com suas boas maneiras.

Aquelas crianças mostram uma simpatia e uma ausência de desconfiança em relação aos adultos, que é a maravilha e o encanto mesmo dos investigadores escolares oficiais da Inglaterra.

Em Liberdade Sem Medo, A. S. Neill expressa, francamente, suas opiniões únicas — e radicais — quanto aos aspectos importantes da paternidade e da educação das crianças.

Muitas recomendações de educadores, autores, sociólogos, psicólogos e professores famosos atestam que todos os pais que lerem Liberdade Sem Medo encontrarão nele muitos exemplos de como se pode aplicar a filosofia de Neill às situações cotidianas.

Os educadores acharão inspiradores e práticos os pontos de vista renovadores de Neill.

A leitura de Liberdade Sem Medo é uma experiência excepcionalmente agradável, pois que ele dá palavras aos sentimentos mais profundos de quantos se preocupam com as crianças e desejam vê-las alcançar uma vida feliz e proveitosa.

    

 

 

Caneca Mágica De Tanto Ler E Imaginar | Preta

Deixe uma resposta