José Leonardo Ruivo (Org.) – Proceedings Of The Brazilian Research Group On Epistemology 2018: Social Epistemology
Reconstruir a história da epistemologia social, assim como seus temas e problemas, não é empreitada fácil. Tal dificuldade reside na polissemia que os termos “epistêmico” e “social” comportam.
Talvez a única concordância seja o reconhecimento de que a área envolve algum tipo de reflexão sobre o conhecimento, dada a etimologia do termo episteme. Mas afora tal concordância, há pelo menos duas formas de se explicar o que é e como deve ser feita tal reflexão.
Uma delas é de natureza descritiva, e, portanto, mais próxima da sociologia do conhecimento. Nesse caso podemos dizer que o foco da epistemologia social é o conhecimento, mas de um ponto de vista sociológico.
Questões como: “quem produz o conhecimento?” ou “como o conhecimento é produzido?” são bons exemplos de investigações descritivas, porque visam determinar quem são os agentes sociais do conhecimento ou o modo como tais agentes produzem conhecimento em uma determinada sociedade.
Proceedings of the Brazilian Research Group on Epistemology é uma publicação anual de pesquisa em epistemologia analítica contemporânea (ambas em suas vertentes tradicionais e formais), organizada e editada por membros da academia brasileira.
Seu principal objetivo é divulgar o trabalho de epistemólogos latino-americanos para a comunidade internacional, numa tentativa de criar um novo canal de discussão com pesquisadores de outros continentes.
O presente volume é fruto de um esforço para integrar pesquisadores do Brasil e da Argentina que investigam, de forma mais ou menos sistemática, o campo da epistemologia social.
Porque tal campo ainda se encontra em desenvolvimento na América Latina e no mundo, me propus a introduzir um histórico esquemático que visa apresentar os principais temas, problemas e conceitos.
A seguir, no espírito de registrar aquilo que foi produzido até então em epistemologia social por pesquisadores brasileiros, elenquei livros, capítulos de livros, artigos, traduções e teses e dissertações que dão o estado da arte ao mesmo tempo que permitem ao leitor leigo aprofundar seu interesse na área.

 

Camisa Pessoa

Deixe uma resposta