Que Modernidade São Essas? Estudo Da Arquitetura Moderna Da Paraíba Nas Casas Da Orla Marítima De João Pessoa (1960 a 1974) – Este livro é resultado da dissertação de mestrado da autora e estuda casas modernas nos bairros de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra na Orla Marítima de João Pessoa, entre os anos 1960 e 1974.
Que Modernidade São Essas? faz uma revisão bibliográfica cotejando discurso e imagem das casas modernas mais citadas pela bibliografia internacional e nacional.
Em um roteiro livremente inspirado da tríade vitruviana e com a técnica de redesenho e realizamos uma comparação analítica com os exemplares locais, e identificamos essa produção praiana com as Arquiteturas Modernas Brasileiras.
As análises dos objetos arquitetônicos aqui estudados serão realizadas segundo: aspectos do lugar; aspectos funcionais e espaciais (utilitas, necessitas – a utilidade ou uso); aspectos construtivos (firmitas, commoditas – solidez e comodidade); e aspectos estéticos (venustas e voluptas – a beleza).
O resultado dessa análise foi organizado em duas partes. Na Parte 1 são apresentados ao leitor os atributos da casa moderna.
Inicialmente, verifica-se a casa na historiografia da arquitetura moderna internacional, determinando suas características mais frequentemente destacadas, investigando os exemplares mais citados, inclusive de casas brasileiras, e cotejando, na medida dos dados disponíveis, os discursos e a iconografia.
Em seguida, esse mesmo processo de observação é aplicado a uma lista de casas feita a partir da bibliografia especificamente consagrada à arquitetura moderna brasileira.
Essa abordagem permitiu proceder à análise comparativa com a casa pessoense.
Na Parte 2, apresenta-se, primeiro, o contexto das casas modernas na orla marítima de João Pessoa e algumas considerações sobre o morar na praia.
Depois, algumas das casas foram selecionadas e relacionadas ao seu respectivo período de construção. Por último, são feitas considerações analíticas sobre as casas modernas praianas na costa pessoense, comparando-as com exemplares internacionais e nacionais.
Finalmente, são apresentadas as conclusões, em que os achados da pesquisa são evidenciados, tentando responder às inquietações iniciais e à pergunta: Que Modernidade São Essas?

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta