Conversa Sobre A Fé E A Ciência, um diálogo entre Frei Betto, um frade dominicano, e Marcelo Gleiser, um físico brasileiro radicado nos Estados Unidos.
Nem velhos conhecidos, nem colegas de profissão: um frade católico engajado politicamente e autor de numerosos livros de sucesso e um físico judeu agnóstico, também autor de vários livros de divulgação científica de grande sucesso de público.
No meio deles, este preocupado mediador encarregado de sugerir tópicos para a conversa e atuar como intermediário entre dois autores de origens tão diversas.
Ao ouvir falar de uma conversa sobre a fé e a ciência, muitos esperariam desentendimentos. Mas nesta troca de ideias entre Frei Betto — frade dominicano — e Marcelo Gleiser — físico —, ao contrário, os leitores poderão desfrutar de um diálogo franco e transparente, permeado pela simplicidade dos dois autores e de tudo que existe em comum entre eles.
Essencialmente distintos em suas histórias de vida e atuações profissionais, ambos possuem a mente aberta para acolher as opiniões divergentes. E isso era notável desde o momento em que se encontraram no Hotel Santa Teresa para o bate-papo.
Graças a este clima de pluralidade, mesmo os temas delicados para ambas as áreas foram abordados com absoluta naturalidade e transparência.
A difícil interação entre ciência e fé, suas relações com o poder e com o fundamentalismo, o respeito aos espaços de cada saber, tudo isso foi abordado com muita clareza e, quando necessário, com as devidas críticas, sem nenhum constrangimento. Ainda que não estivessem presentes para interagir com os autores, todos os leitores se beneficiarão desta enriquecedora Conversa Sobre A Fé E A Ciência.

Frei Betto é um frade católico engajado politicamente e autor de mais de 50 livros, entre memórias, romances e ensaios, e vencedor de dois prêmios Jabuti. Marcelo Gleiser é professor de física e astronomia no Dartmouth College e participa regularmente de programas de divulgação científica nas televisões do Brasil, dos Estados Unidos e da Inglaterra. Desde 1997 é articulista do jornal Folha de S.Paulo.

 

Camisa Árvore Do Conhecimento

Deixe uma resposta