Diálogos Com A História: Trabalhos Apresentados Na Semana De História Da UFF 2012 – A Semana de História da UFF ocorreu no ano de 2012.
Foi ideia conjunta dos organizadores da primeira edição, inquietos por não haver até então um evento acadêmico que congregasse, de fato, todos os alunos, professores, laboratórios e demais grupos e setores da Área de História da Universidade Federal Fluminense.
Após várias reuniões em que foram sendo amadurecidas as ideias, o próximo passo foi pedir o apoio de todos para a realização do evento. Fomos bem recebidos em todos os laboratórios e setores da Área de História e conseguimos apoios diversos, desde financiamento para os custos do evento até a doação de materiais.
A Semana de História da UFF não teria ocorrido sem o apoio especial de alguns setores da universidade. Em primeiro lugar, o Programa de Pós-graduação em História, cujos coordenadores na ocasião eram a Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Baptista Bicalho – uma de nossas maiores entusiastas – e o Prof. Dr. Carlos Gabirel Guimarães, foi responsável pelo financiamento deste evento em quase sua totalidade.
O Departamento de História ofereceu grande suporte ao nosso trabalho, sendo a Prof.ª Dr.ª Giselle Martins Venancio uma participante ativa deste projeto. A coordenação do curso de graduação em História da UFF foi bastante solícita em nos ceder a querida Juceli, sem a qual a organização do evento teria sido um caos completo. Outro importante apoio veio do Núcleo de Estudos Contemporâneos que, através do Prof. Dr. Daniel Aarão Reis, financiou boa parte dos gastos da Semana de História da UFF.
Agradecemos também à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ao Núcleo de Pesquisas em História Cultural e ao Scriptorium – Laboratório de Estudos Medievais e Ibéricos que cederam materiais e seus espaços físicos (NUPEHC e Scriptorium) para a organização da Semana de História. A Revista de História da Biblioteca Nacional nos cedeu vários exemplares para distribuição durante o evento, motivo pelo qual somos bastante gratos.
Este livro é fruto das apresentações de trabalhos e discussões da primeira edição da Semana de História. Agradecemos a todos que enviaram contribuições para compor esta publicação e a todos os professores que se dispuseram a compor o quadro de pareceristas.
Esperamos que os trabalhos aqui publicados tenham uma boa recepção e que sejam úteis em futuras pesquisas sobre os variados temas de que tratam. Com dedicação e seriedade, a pesquisa histórica desde a graduação pode gerar bons frutos. Boa leitura!

 

Camisa “E Viva A Diferença!”

Deixe uma resposta