Poder E Política: Pensando Na Tolerância E A Cidadania – Esta coletânea reúne uma seleção de trabalhos apresentados em evento conjunto: o IV Colóquio Internacional Poder e Política: Pensando a Tolerância e a Cidadania e o I Seminário de História Política da UFF promovidos pelo Laboratório Cidade e Poder, entre os dias 25 e 28 de setembro de 2012.
O I Seminário de História Política da UFF implicou uma iniciativa de alguns alunos do Curso de Graduação da Universidade Federal Fluminense que foi acolhida pelo Laboratório Cidade e Poder e apoiada por outros grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade.
O Seminário teve como objetivo consolidar a divulgação de estudos de História Política realizados por alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em torno dos temas do poder e das ideias políticas.
O evento conjunto contou com a participação ativa de alunos e pesquisadores de diferentes níveis que se empenharam na organização deste espaço de intercâmbio de ideias. Ao propor a reflexão sobre a tolerância e a cidadania, a oportunidade de diálogo gerada pelo evento se faz altamente relevante na atualidade.
Em comemoração aos 20 anos de fundação do LCP, foram convidados professores que apresentaram um rico panorama de pesquisas relacionadas à política e religião, às relações internacionais e ao estudo do poder e das instituições políticas em diferentes temporalidades históricas.
Diante da importância comemorativa do evento para o LCP, abrimos este livro com uma entrevista com a Professora Doutora Gizlene Neder, uma das fundadoras do Laboratório, no qual é traçada parte de sua história. Nela, Gizlene Neder fala sobre os principais projetos e temas trabalhados no LCP, bem como o contexto por ocasião de sua fundação e suas principais diretrizes políticas, teóricas e metodológicas.
Com esta entrevista, pretendemos festejar o Laboratório e, ao mesmo tempo, homenagear uma professora atuante, produtiva e combativa que, com seu trabalho, contribuiu para a formação não apenas de um campo de conhecimento, mas também de pessoas – os alunos que com ela conviveram e aprenderam durante estas décadas de intensa atividade acadêmica.

 

Camisa Abraço De Livro

Deixe uma resposta