Ronie Alexsandro Teles Da Silveira – Apresentação Do Brasil

Posted on Posted in Ciências Sociais, Educação, Filosofia

Apresentação Do Brasil – Esse livro se propõe a alterar o ponto de vista a partir do qual temos olhado para o Brasil. Entretanto, a perspectiva que adoto aqui não pode, como qualquer outro ponto de vista, ser considerada verdadeira. Isso porque ela consiste em uma narrativa e não em uma representação do Brasil que pretende retratá-lo tal como ele realmente é. Nesse sentido, essa narrativa poderá demonstrar sua pertinência enquanto um instrumento para falarmos e pensarmos o país, mas nunca mostrar-se verdadeira.
Prefiro dizer, então, que se trata de uma narrativa que apresenta o Brasil de um ponto de vista que me parece superior àquele que tradicionalmente temos adotado até agora. Porém, essa superioridade só poderá se mostrar no decorrer da própria narrativa e nos seus eventuais usos futuros para falarmos, pensarmos e agirmos com respeito ao país.
Elaborar uma Apresentação Do Brasil exige, de saída, contornar a dificuldade ligada ao caráter heterogêneo do nosso país. De norte a sul, de leste a oeste, as diferenças regionais na mentalidade parecem tornar qualquer abordagem unitária impossível.
É verdade que a configuração da vida de um gaúcho está mais próxima da de um argentino do que daquela que possui um habitante da Amazônia. Também é verdade que os valores básicos de um sertanejo nordestino são muito distintos daqueles que orientam a vida de um carioca.
Entretanto, meu objetivo aqui não é o de promover uma descrição das diferenças, de tal forma que cada indivíduo ou região se sintam bem apresentados por ela. A despeito da diversidade, parece haver um conjunto de elementos que se tornou culturalmente predominante ao longo desses pouco mais de 500 anos da história do Brasil.
Esses valores dão forma a grande parte da vida brasileira, independentemente de que os compreendamos de uma forma positiva ou negativa. Positiva, quando se entende que eles devem ser aceitos e assimilados como parte constituinte de nossa maneira de ser e, ao contrário, negativa, quando se pretende que eles devem ceder terreno a outro conjunto superior de elementos morais. Em ambos os sentidos, esses valores são essenciais nesse momento – embora não sejam permanentes.
Tratarei nesta Apresentação Do Brasil, de um conjunto de valores hegemônicos que caracterizam o modo de vida do brasileiro, sem a pretensão de que todos se sintam igualmente bem apresentados por eles.

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta