Laura Carvalho – Valsa Brasileira: Do Boom Ao Caos Econômico

Posted on Posted in Economia

Valsa Brasileira: Do Boom Ao Caos Econômico – Um livro corajoso que traz uma visão arejada e acessível sobre a economia brasileira. Entre 2006 e 2017, a economia brasileira viveu numa montanha russa. Do segundo mandato de Lula ao impeachment de Dilma Rousseff, o país passou por alguns dos anos de maior prosperidade de sua história, mas também viveu uma crise sem precedentes.
O que aconteceu? Valsa Brasileira sugere uma resposta. Segundo a autora, os obstáculos para a continuidade do crescimento inclusivo de 2006 e 2010 eram superáveis, mas optou-se por fazer deles pretexto para uma malsucedida mudança de rumo.
Na avaliação dela, o “principal acerto” do governo Lula “foi perceber que a redução das desigualdades brasileiras poderia funcionar como um motor do desenvolvimento econômico”. Além disso, frisa, ele “entendeu perfeitamente que o mercado interno, em um país continental como o nosso, tem um papel fundamental, que precisava redistribuir renda e fazer investimentos públicos, investindo em infraestrutura física e social”.
De outro lado, pontua, um dos erros cometidos “foi não dar a devida atenção à necessidade de diversificar e sofisticar a estrutura produtiva brasileira, para que não fôssemos tão dependentes desse ciclo de commodities favoráveis”. Outro erro, avalia, “foi achar que era possível dar continuidade ao processo de distribuição de renda sem tocar nas rendas do topo”.
O terceiro erro, explica, “foi um uso excessivo da apreciação do real e da taxa de juros elevada como maneira de manter a inflação sob controle. (…) O que se fez para compensar essa inflação foi manter o real muito valorizado; isso, por sua vez, contribuiu para impedir que esse processo tivesse uma forma sustentável do ponto de vista externo”.
Valsa Brasileira não se limita ao diagnóstico, e propõe uma nova agenda, partindo do princípio de que o aprofundamento da democracia cabe, sim, no orçamento. A tese é simples: uma agenda para todos, que não tema os investimentos públicos nem o Estado de bem-estar social. É com esse espírito polêmico e propositivo que Laura Carvalho dá sua contribuição no momento em que, chacoalhado por convulsões políticas, o Brasil está na encruzilhada do futuro.

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta