Aloizio Mercadante & Marcelo Zero (Orgs.) – Governos Do PT: Um Legado Para O Futuro

Posted on Posted in Ciências Sociais, Economia, História

Governos Do PT: Um Legado Para O Futuro traz uma retrospectiva das gestões petistas no governo federal. O texto foi produzido a partir de discussões internas e contribuições da assessoria da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado, da Fundação Perseu Abramo e do grupo de economistas do Instituto Lula, tendo reunido diversos especialistas sobre os temas abordados.
Trata-se de uma importantíssima obra para retomar o legado dos governos petistas e desfazer mitos sobre os governos de Lula e Dilma, entre os quais as ideias veiculadas de que eles teriam “quebrado o Brasil”, promovido uma “gastança”, criado o “maior esquema de corrupção da história”, como aponta a presidenta Dilma Rousseff no prefácio do livro.
Mercadante e Zero defendem que os governos do PT promoveram uma mudança no padrão de desenvolvimento econômico, colocando no centro a geração de empregos e a ascensão social dos mais pobres, combinada com instrumentos estatais em favor de maior dinamismo voltado à redistribuição. No livro, sustenta-se que são pilares desse novo padrão de desenvolvimento: a inserção internacional soberana; o aprofundamento da democracia e da participação popular; a inclusão social com distribuição de renda; aumento das oportunidades para todos e a redução das desigualdades.
Os autores questionam a ideia de que o ciclo internacional de commodities teria sido o fator propulsor para o bom desempenho da economia brasileira nos anos 2000, apontando a importância dos investimentos públicos e privados articulados à conformação de um amplo mercado interno de consumo. Esse último, por sua vez, só foi possível pelas políticas sociais com viés para o combate à pobreza e a importância da redistribuição. Mencionam como resultados dessas políticas o Brasil ter saído do Mapa da Fome (ONU/FAO), a queda da mortalidade e a do trabalho infantil.
Conclui-se que o legado dos governos petistas “é generoso, profundo e consistente e, em algum momento da história, voltará renovado e revigorado”. O livro é um esforço necessário para recuperar e defender esse legado, mas há também nele elementos para aprimorar esse projeto para o futuro.

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta