A Educação Musical Em Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo

A Educação Musical Em Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo - Poucos cursos paulistas oferecem a disciplina Música em sua grade curricular, embora os documentos nacionais para o curso de Pedagogia apontem pra a inserção de disciplinas artísticas em seu currículo, pois seu “núcleo de estudos básicos” considera “Artes” como um de seus componentes.


A Educação Musical Em Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo pretende apresentar aspectos referentes à situação do ensino musical em cursos de Pedagogia paulistas, de modo a contribuir com dados específicos às grandes questões ligadas à implantação da Música na educação básica, temática bastante relevante no momento em que o Brasil se encontra, destacando-se, em especial, a questão do conhecimento em música e o papel da música no currículo da escola regular e nos cursos de formação acadêmico-profissional de professores.
A pesquisa buscou conhecer a situação atual da Educação Musical em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo, a fim de identificar suas propostas de ensino desse conteúdo, bem como seus desafios e necessidades. A partir da obrigatoriedade do Ensino de Música na Educação Básica do País (Lei nº 11.769/2008), torna-se urgente investir na formação de professores, para atuarem em Escolas Regulares, junto aos alunos, problemática que motivou o desenvolvimento deste trabalho. Realizou-se revisão bibliográfica do assunto, de pesquisadores que estudam o mesmo tema em outras regiões do Brasil, a partir de diferentes enfoques.
Construiu-se, também, um quadro geral acerca do espaço destinado às disciplinas Arte e Música em 260 cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo. A análise dos dados colhidos mostrou que a Música é pouco presente nesses cursos, aparecendo como disciplina específica apenas em 27 deles. Observou-se, também, que ela não tem tido tratamento autônomo, estando, muitas vezes, subordinada a outras áreas do conhecimento.
A pesquisa foi de caráter qualitativo e configurou-se como um estudo multicasos, realizado em cinco cursos de Pedagogia paulistas, que oferecem ensino dessa disciplina em seus currículos. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental eletrônica, observação não-participante das aulas de Música e questionários abertos com coordenadores, professores e alunos.

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A Educação Musical Em Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo – Poucos cursos paulistas oferecem a disciplina Música em sua grade curricular, embora os documentos nacionais para o curso de Pedagogia apontem pra a inserção de disciplinas artísticas em seu currículo, pois seu “núcleo de estudos básicos” considera “Artes” como um de seus componentes.
A Educação Musical Em Cursos De Pedagogia Do Estado De São Paulo pretende apresentar aspectos referentes à situação do ensino musical em cursos de Pedagogia paulistas, de modo a contribuir com dados específicos às grandes questões ligadas à implantação da Música na educação básica, temática bastante relevante no momento em que o Brasil se encontra, destacando-se, em especial, a questão do conhecimento em música e o papel da música no currículo da escola regular e nos cursos de formação acadêmico-profissional de professores.
A pesquisa buscou conhecer a situação atual da Educação Musical em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo, a fim de identificar suas propostas de ensino desse conteúdo, bem como seus desafios e necessidades. A partir da obrigatoriedade do Ensino de Música na Educação Básica do País (Lei nº 11.769/2008), torna-se urgente investir na formação de professores, para atuarem em Escolas Regulares, junto aos alunos, problemática que motivou o desenvolvimento deste trabalho. Realizou-se revisão bibliográfica do assunto, de pesquisadores que estudam o mesmo tema em outras regiões do Brasil, a partir de diferentes enfoques.
Construiu-se, também, um quadro geral acerca do espaço destinado às disciplinas Arte e Música em 260 cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo. A análise dos dados colhidos mostrou que a Música é pouco presente nesses cursos, aparecendo como disciplina específica apenas em 27 deles. Observou-se, também, que ela não tem tido tratamento autônomo, estando, muitas vezes, subordinada a outras áreas do conhecimento.
A pesquisa foi de caráter qualitativo e configurou-se como um estudo multicasos, realizado em cinco cursos de Pedagogia paulistas, que oferecem ensino dessa disciplina em seus currículos. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental eletrônica, observação não-participante das aulas de Música e questionários abertos com coordenadores, professores e alunos.

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