Didática E O Ensino De Filosofia

Didática E O Ensino De Filosofia - Entendemos que a prática pedagógica em Filosofia se define pela exposição à arte do encontro – dom que inaugura a gestualidade de dar a palavra e transmitir a experiência do pensamento.
O filósofo em formação está circunscrito em um campo de imanência, determinado pelas condições materiais de existência que o entornam. Deve realizar o difícil trabalho de situar-se nas zonas de fronteira que a arte do encontro o convida: comprometer-se tanto com o tempo e espaço cultural presente quanto com o saber ancestral que o precede e confere densidade ao seu filosofar.

Deve ser alguém com os pés enraizados no presente e os olhos voltados para o passado – como nos diz Walter Benjamin em seu ensaio dedicado à Marcel Proust.
Certo modo intrigante de avançar com a cabeça voltada para trás– único meio de fazer de si mesmo o fim e objeto de sua busca, recolhendo da experiência existencial o sentido que a eleva ao estatuto de “história”, “testemunho”, “narrativa”.
O texto que segue neste material destinado a tratar da “Didática” possui como traço comum entre os capítulos a figura do professor-pesquisador, personagem fundamental para pensar a prática de ensino em Filosofia. Nossa intenção e nosso compromisso é justamente propor uma reflexão sobre e a partir da arte do encontro que o ato educativo nos convida a realizar. Tomar a prática pedagógica como material interrogante do próprio fazer filosófico, e vice-versa, a filosofia como questionadora do status quo pedagógico, tentando articular assim conceito e empiria de modo a sustentar um diálogo profícuo entre litorais distintos (e às vezes, inconciliáveis).
Se trabalhamos muito mais em torno da arte do encontro do que da orientação de um modus operandi, é porque nossa forma de pensar o ensino e pesquisar a prática filosófica incide em abrir espaço para que o saber surja ali onde não se espera – tomando a disciplina de Filosofia como o daimon socrático que desorganiza o instituído e opera sob a forma de “zangão para a cidade”. Eis aí um caminho metodológico, didático a ser percorrido por cada um na singularidade de seu fazer docente. Caminho que incide não só em pensar sobre a experiência como também entregar-se à experiência do pensamento.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Didática E O Ensino De Filosofia

Didática E O Ensino De Filosofia – Entendemos que a prática pedagógica em Filosofia se define pela exposição à arte do encontro – dom que inaugura a gestualidade de dar a palavra e transmitir a experiência do pensamento.
O filósofo em formação está circunscrito em um campo de imanência, determinado pelas condições materiais de existência que o entornam. Deve realizar o difícil trabalho de situar-se nas zonas de fronteira que a arte do encontro o convida: comprometer-se tanto com o tempo e espaço cultural presente quanto com o saber ancestral que o precede e confere densidade ao seu filosofar. Deve ser alguém com os pés enraizados no presente e os olhos voltados para o passado – como nos diz Walter Benjamin em seu ensaio dedicado à Marcel Proust.
Certo modo intrigante de avançar com a cabeça voltada para trás– único meio de fazer de si mesmo o fim e objeto de sua busca, recolhendo da experiência existencial o sentido que a eleva ao estatuto de “história”, “testemunho”, “narrativa”.
O texto que segue neste material destinado a tratar da “Didática” possui como traço comum entre os capítulos a figura do professor-pesquisador, personagem fundamental para pensar a prática de ensino em Filosofia. Nossa intenção e nosso compromisso é justamente propor uma reflexão sobre e a partir da arte do encontro que o ato educativo nos convida a realizar. Tomar a prática pedagógica como material interrogante do próprio fazer filosófico, e vice-versa, a filosofia como questionadora do status quo pedagógico, tentando articular assim conceito e empiria de modo a sustentar um diálogo profícuo entre litorais distintos (e às vezes, inconciliáveis).
Se trabalhamos muito mais em torno da arte do encontro do que da orientação de um modus operandi, é porque nossa forma de pensar o ensino e pesquisar a prática filosófica incide em abrir espaço para que o saber surja ali onde não se espera – tomando a disciplina de Filosofia como o daimon socrático que desorganiza o instituído e opera sob a forma de “zangão para a cidade”. Eis aí um caminho metodológico, didático a ser percorrido por cada um na singularidade de seu fazer docente. Caminho que incide não só em pensar sobre a experiência como também entregar-se à experiência do pensamento.

https://livrandante.com.br/produto/camisa-coracao/

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog