Viagem-Memória De Nilo Pereira

Viagem-Memória De Nilo Pereira: Do Ceará Mirim Ao Recife E Do Recife Ao Ceará Mirim - Como se pode escrever a história de uma cidade ou de uma região que seja ao mesmo tempo uma história do lugar, uma história das pessoas do lugar (de uma pessoa ou de um grupo) e uma história dos modos pelos quais essas pessoas chegaram a inscrever esse lugar na representação de um espaço mais amplo? Em Viagem-Memória De Nilo Pereira: Do Ceará Mirim Ao Recife E Do Recife Ao Ceará Mirim Helicarla Morais realiza essa tarefa de modo exitoso.


Assim, antes de tudo cumpre advertir o leitor: este livro não oferece uma história de Ceará-Mirim, no sentido de uma reconstituição da trajetória da cidade no tempo, começando com os primeiros movimentos de povoação humana ao longo do rio Baquipe, a construção da matriz, a faina dos engenhos, a formação urbana de Ceará-Mirim, seu crescimento, suas personagens... (um pequeno repertório desses temas da história da cidade e do vale está na obra coletiva intitulada Ceará-Mirim, tradição, engenho e arte, publicado pelo SEBRAE, em 2005, na qual Helicarla Morais apresentou suas primeiras ideias sobre o tema tratado neste Viagem-Memória De Nilo Pereira...).
Viagem-Memória..., no sentido estrito, não é o estudo de um livro específico de Nilo Pereira, nem dos seus escritos jornalísticos, nem da filosofia católica do autor, nem de sua visão dos problemas da época atribulada em que ele viveu. Helicarla Morais também não fez uma biografia desse homem nascido (bem nascido) em família tradicional do vale e que fez das ruínas do mundo da infância fonte substancial de sua obra de escritor. Ainda que recorra a vários livros de Nilo Pereira, encontrando neles a fidelidade às mesmas ideias, a autora explora mais demoradamente os escritos de cunho memorialístico, especialmente Imagens do Ceará-Mirim e Evocação do Ceará-Mirim.

Links para Download

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Mais Lidos

Blog

Viagem-Memória De Nilo Pereira

Viagem-Memória De Nilo Pereira: Do Ceará Mirim Ao Recife E Do Recife Ao Ceará Mirim – Como se pode escrever a história de uma cidade ou de uma região que seja ao mesmo tempo uma história do lugar, uma história das pessoas do lugar (de uma pessoa ou de um grupo) e uma história dos modos pelos quais essas pessoas chegaram a inscrever esse lugar na representação de um espaço mais amplo? Em Viagem-Memória De Nilo Pereira: Do Ceará Mirim Ao Recife E Do Recife Ao Ceará Mirim Helicarla Morais realiza essa tarefa de modo exitoso.
Assim, antes de tudo cumpre advertir o leitor: este livro não oferece uma história de Ceará-Mirim, no sentido de uma reconstituição da trajetória da cidade no tempo, começando com os primeiros movimentos de povoação humana ao longo do rio Baquipe, a construção da matriz, a faina dos engenhos, a formação urbana de Ceará-Mirim, seu crescimento, suas personagens… (um pequeno repertório desses temas da história da cidade e do vale está na obra coletiva intitulada Ceará-Mirim, tradição, engenho e arte, publicado pelo SEBRAE, em 2005, na qual Helicarla Morais apresentou suas primeiras ideias sobre o tema tratado neste Viagem-Memória De Nilo Pereira…).
Viagem-Memória…, no sentido estrito, não é o estudo de um livro específico de Nilo Pereira, nem dos seus escritos jornalísticos, nem da filosofia católica do autor, nem de sua visão dos problemas da época atribulada em que ele viveu. Helicarla Morais também não fez uma biografia desse homem nascido (bem nascido) em família tradicional do vale e que fez das ruínas do mundo da infância fonte substancial de sua obra de escritor. Ainda que recorra a vários livros de Nilo Pereira, encontrando neles a fidelidade às mesmas ideias, a autora explora mais demoradamente os escritos de cunho memorialístico, especialmente Imagens do Ceará-Mirim e Evocação do Ceará-Mirim.

https://livrandante.com.br/produto/camisa-digitalizado-2/

Link Quebrado?

Caso o link não esteja funcionando comente abaixo e tentaremos localizar um novo link para este livro.

Deixe seu comentário

Pesquisar

Mais Lidos

Blog