Prometeu, Os Homens E Outros Mitos – Quando o titã Prometeu leva o fogo aos homens, desagrada profundamente a Zeus, senhor dos deuses e dos homens. Inicia-se então a história de seus terríveis sofrimentos: o titã seria amarrado às encostas do Cáucaso e teria o fígado devorado diariamente por uma ave de rapina. Nesse volume temos, além da saga de Prometeu, o nascimento e a história de Dioníso; o amor de Orfeu e Eurídice; entre outras histórias.
Este volume, que começa com o nascimento do homem, termina com a derrota dos deuses. Ao escolher essa ordem dos acontecimentos, tenta-se mostrar um aspecto da mitologia grega diverso do habitual. Pois, além das qualidades poéticas, além das características às vezes excessivamente humanas de seus deuses, além de valores morais universais e atemporais, a mitologia dos gregos antigos tem uma glória suprema: a ousadia, que foi um fator distintivo de sua filosofia e de seu pensamento. Quando o coro das Oceânides, em sua angústia por Prometeu, lamenta nos sagrados confins do teatro: “Aprendemos a odiar os traidores!”, e o traidor é um dos doze deuses; ou quando “traição” é a palavra usada para descrever a execução das ordens de Zeus, senhor dos deuses e dos homens, podemos ver exatamente quão corajoso e arrojado era o pensamento que preside os mitos gregos.
Stephanides nos apresenta os sofrimentos a que Prometeu foi condenado por ajudar a humanidade e contrariar Zeus. A história de Prometeu Acorrentado nos proporciona uma boa visão do pensamento deste Titã, ou os pensamentos a ele atribuídos, suas habilidades e como seu dom de “ver à frente” conduz suas atitudes e o ajuda a suportar o castigo a que foi submetido.
A história de Prometeu ocupa 1/3 do livro. Nos outros 2/3 Stephanides nos apresenta várias histórias importantes para conhecermos e compreendermos os mitos gregos e, principalmente, as referências feitas a eles até hoje:
Dionísio; Pã; Orfeu e Eurídice; Dédalo e Ícaro; As Musas e As Graças; Centauros e os Lápidas
E os menos conhecidos atualmente, mas ainda sim importantes: Árion e Mársias; Europa e Cadmo; Níobe, A Lua, Aurora e o Sol; Pélope e Enomao.

    

 

 

Camisa Vendo Mais Longe

Deixe uma resposta