Menelaos Stephanides – Ilíada: A Guerra De Troia

Posted on Posted in Literatura, Literatura Estrangeira

Ilíada: A Guerra De Troia – Uma década de guerra por causa de uma mulher é algo impossível de acontecer. Assim dizemos hoje em dia. No entanto, eis como os homens daqueles tempos antigos falavam e cantavam a respeito da Guerra de Troia, ocasionada pelo rapto da bela Helena – e nisso acreditavam. Talvez tivessem razão. Difícil é compreender seus pensamentos: outros tempos, outros costumes. Tempos míticos, tempos heroicos e fabulosos. Tempos inesquecíveis.
Recontada por Menelaos Stephanides A Guerra De Troia foi a mais terrível daqueles tempos antigos. Durou mais de dez anos, contou com a intervenção dos deuses olímpicos e com a participação de heróis lendários como Odisseu, Agamêmnon, Aquiles, Heitor, entre outros. Essa guerra, cheia de sofrimento e beleza, que começa pelo rapto de uma linda mulher, é o cenário da Ilíada de Homero, um clássico da literatura universal.
Ilíada: A Guerra De Troia apresenta um resumo significativo da obra de Homero, situando-a na complexa tessitura do mito helênico. Neste sentido, ela é uma obra única, por reconstituir toda a história da guerra de Troia, desde os seus antecedentes nos cantos Cíprios até os últimos dias da destruição de Ílion, narrada, porém, de forma simples e despretensiosa.
Assim, o leitor conhece os motivos e as histórias que se entrelaçam com a guerra de Troia, pois foi a partir de inúmeros mitos preexistentes e suas personagens que o divino poeta Homero, fictício ou real, construiu uma obra magnífica e nos revelou os deuses e os homens num mesmo campo de batalha.
Uma obra literária nem sempre nos comove apenas por suas qualidades poéticas. Ela pode comover-nos também pela verdade com que reflete nossa condição humana. E a obra de Homero satisfaz plenamente ambas as exigências.
A poesia de sua linguagem frequentemente alcança o zênite da beleza incomparável, tal como na despedida de Heitor e Andrômaca ou na cena final da Ilíada, em que Príamo se dirige à tenda de Aquiles para resgatar o corpo de seu filho Heitor.

    

 

 

Camisa O Livro E A Fantasia

Deixe uma resposta