50 Ideias De Física Que Precisa Mesmo De Saber – Neste livro, Joanne Baker descreve em 50 acessíveis e concisos textos a descoberta, significado e funcionamento das principais leis, princípios e teorias que governam o universo físico.
A física moderna é cheia de surpresas. A física quântica virou o nosso mundo às avessas ao questionar até o próprio conceito da existência de um objeto. A cosmologia pergunta o que é o universo. Como é que surgiu e porque é que estamos aqui? O universo é especial ou é de alguma forma inevitável?
Ao espreitarem para dentro dos átomos, os físicos descobriram um mundo fantasmagórico de partículas fundamentais. Até a mesa de mogno mais sólida é feita sobretudo de espaço vazio, os seus átomos sendo escorados por andaimes de forças nucleares.
A física nasceu da filosofia, e de certa forma está a virar-se para ela outra vez, ao providenciar visões do mundo que são novas e inesperadas por transcenderem as nossas experiências diárias.
E no entanto a física não se resume a um conjunto de ideias imaginativas. Ela tem as suas raízes em fatos e em experiências. O método científico está continuamente a atualizar as leis da física, como sucede com o software dos computadores, quando os erros são corrigidos e novos módulos acrescentados. Se as evidências o exigirem, são permitidas grandes mudanças na forma de pensar, mas a aceitação demora tempo.
A ideia de Copérnico de que a Terra gira em torno do Sol demorou mais de uma geração a ser aceite pela maioria das pessoas, mas o passo acelerou e a física quântica e a relatividade foram integradas na física passada uma década. De forma que até as mais bem-sucedidas leis da física estão constantemente a ser testadas.
50 Ideias De Física Que Precisa Mesmo De Saber oferece-vos um passeio rápido pelo mundo da física, desde conceitos básicos como gravidade, luz e energia até às ideias modernas da teoria quântica, do caos e da energia escura.
Espero que, tal como um bom guia turístico, vos tente a irem descobrir mais acerca destes assuntos. A física não é só fundamental – é divertida.

Camisa Livr’Andante

Deixe uma resposta