Bruno Tolentino – As Horas De Katharina

Posted on Posted in Poesia

As Horas De Katharina – Polêmico, com um histórico de desavenças com Caetano Veloso, Chico Buarque e professores da USP, entre outros, Bruno Tolentino se definia como uma língua ferina entortada pelo vício da ironia. Não exibia falsa modéstia quanto a seu papel no cenário literário brasileiro, tinha consciência do próprio talento: “mudei a história da Literatura, pus o Brasil no mapa internacional”, afirmava. Uma de suas obras mais conhecidas, As Horas De Katharina, foi grande responsável pela consolidação de seu nome como um dos principais autores nacionais contemporâneos.
Os poemas de As Horas De Katharina narram os sentimentos experimentados pela fictícia condessa Elisabeth Katharina von Herzogenbuch — alter ego do autor —, desde a sua entrada no Convento das Carmelitas Descalças de Innsbruck, no Tirol, em 1880, aos 19 anos de idade, até a sua morte no mesmo convento, em 1927.
Mais do que o drama de conversão da monja, os poemas de Bruno Tolentino exudam o drama de uma pessoa diante do mistério. As Horas De Katharina são o diálogo entre a consciência e as tentações. Angústia e estupefação, solidão e maravilhamento, rebeldia e doçura, tristeza e paz alternam-se nas leituras que Katharina faz das passagens do Evangelho, surgem em sua aguda observação do formalismo e das falsas devoções.
O livro inteiro se move entre a graça imortal e a dor imensa. Forte e contemporâneo, As Horas De Katharina prova o vigor do legado criativo do poeta, que lhe rendeu importantes prêmios brasileiros.
A suposta autora destas páginas, tivesse sido encarnada numa só pessoa física, teria nascido em Veneza, aos 11 de novembro de 1861, como Elizabeth Katharina Maria von Herzogenbuch e falecido aos 29 de outubro de 1927, no Convento das Carmelitas Descalças de Innsbruck, como Sóror Katharina da Anunciação e do Suor de Sangue.
A não ser assim, poderia ser com certeza qualquer um desses inconfessos filhos bastardos que Deus ama e reclama. Como, por exemplo, um que outro bypocrite lecteur ou no caso o inveterado autor, ou tradutor, deste Stundenbucb.

Camisa Bailarina

Deixe uma resposta