João Paulo Bastos Da Silva – Leituras Sobre As Contribuições De John Dewey Na Filosofia E Pedagogia

Posted on Posted in Educação, Filosofia, Pedagogia

Leituras Sobre As Contribuições De John Dewey Na Filosofia E Pedagogia – Para John Dewey, a educação, a filosofia e a ordem social constituem um todo indissociável na vida e na relação do indivíduo com a democracia que é a própria experiência educacional, onde o indivíduo recebe e transmite a socialização de interação adquirida no meio social. Dewey contribuiu imensamente na área da filosofia da educação e na pedagogia.
Foi um filósofo que defendeu a educação como o processo de reconstrução da experiência entre os indivíduos participantes da democracia que para ele era o processo da experiência educacional. Sua filosofia e pedagogia é estudada por pedagogos, educadores e filósofos que encontram na mesma as grandes contribuições que são de suma importância para a nossa educação que envolve o processo de ensino e aprendizagem na experiência e na construção do saber que são adquiridas na pratica de ensino e aprendizagem.
A educação é um processo contínuo de aprendizado e interação entre a prática que se é adquirida e a experiência que é vivenciada pelo indivíduo em seu meio social e cultural. Foi assim desde os primeiros gregos com a Paidéia até chegar aos nossos dias atuais. John Dewey foi um brilhante filósofo pragmatista que buscou aperfeiçoar o conceito de educação e experiência na vivência e no convívio social. Para ele, essa educação não era um mero processo que se limitava ao âmbito formal da escolarização do indivíduo. Mas, era através da experiência e da vivência social que os indivíduos contemplavam e adquiriam socialmente, aquilo que chamamos de “saber”, que é o nosso conhecimento.
A escolha do tema Leituras Sobre As Contribuições De John Dewey Na Filosofia E Pedagogia, partiu de uma inquietação pessoal e de um aprofundamento de reflexão sobre a pedagogia deweyana no campo filosófico da educação. Veremos no transcorrer deste trabalho como de fato aconteceu esse processo de revolução educacional que foi baseado na experiência, e quais foram as influências que Dewey recebeu ao longo de sua filosofia pragmatista que resultou no desenvolvimento de sua pedagogia na educação norte-americana, como também suas contribuições no cenário brasileiro com escola nova que perpetua até os dias de hoje.

Camisa Mosaico

Deixe uma resposta